No dia 9 de abril, a Maratona de Paris atraiu mais de 40.000 pessoas, em uma das provas mais aguardadas todo ano por corredores do mundo inteiro. Sete meses antes desta prova, mais precisamente em agosto de 2016, começava a preparação de Simone Reis para conseguir correr a primeira maratona da sua vida. Ela contou pra gente como foi essa experiência e a jornada que a levou a realizar este grande sonho.

Começa contando pra gente há quanto tempo você corre?

Eu comecei a correr há mais ou menos uns 4 anos e eu nunca tive a pretensão de participar de uma maratona. Eu fui gradativamente me apaixonando pela corrida e comecei a participar de provas pequenas, depois maiores, até que me inscrevi na minha 1ª meia maratona. Adorei esta prova, fiz algumas outras e em abril do ano passado (2016) eu me inscrevi para a Maratona de Paris.

Por que Paris?

Paris foi a maratona que eu escolhi, porque eu sou apaixonada por essa cidade. E eu já tinha ouvido falar muito sobre essa maratona, sobre o visual dela, sobre o astral que esta prova tem; e eu tive a ideia de fazer a minha primeira maratona aqui (Simone estava em Paris quando gravou a entrevista). Paris tem uma peculiaridade, porque a cidade respira esta maratona, as pessoas param e acredito que seja o único dia do ano em que a cidade para, pra que a maratona aconteça. Eu consegui ver e conhecer Paris de um novo ponto de vista e estou voltando pra casa ainda mais apaixonada por ela.

Quanto tempo de preparação?

Feita a inscrição na prova eu comecei a procurar uma assessoria pra me ajudar a desenvolver um planejamento de treinos para que eu conseguisse realizar este sonho, foi quando eu conheci a GPA e comecei a treinar com esta assessoria esportiva em agosto de 2016.

A preparação para a maratona durou especificamente 7 meses, essa preparação exige muita dedicação e algumas privações. Além disso, eu acho importantíssimo que você se cerque de profissionais sérios, competentes e dedicados a ajudar você a realizar este sonho. Eu tive o apoio, a dedicação e a competência do Gustavo da GPA em todos os momentos desta preparação e isto foi muito importante pra eu atingir o meu objetivo.

Quais foram os melhores e os piores momentos durante esta preparação?

Eu acho que a pior parte da preparação são as privações que você tem que fazer, alguns aspectos na vida social que acabam ficando pra trás, uma dieta um pouco mais rígida, os horários e o volume de treinos que é muito grande. Quando vai se aproximando dos dois ou três últimos meses antes da maratona, isso vai se tornando extremamente elevado.

Em contrapartida, isso vai te tornando cada vez mais forte. Aí que vem a melhor parte da preparação. Conforme você vai atingindo um volume de treino maior, você vai vendo a transformação do seu corpo, você vai adquirindo cada vez mais confiança. A cada treino longo que você faz, o volume menor de gordura no corpo, o peso que você perde, você vai ficando fisicamente mais forte e mentalmente mais preparada. Apesar de ser difícil é a preparação que te deixa mais forte para chegar até o dia da maratona.

Você consegue descrever seus sentimentos antes durante e depois da prova?

Nas semanas que antecedem a maratona é inevitável que você sinta ansiedade, uma certa dificuldade pra dormir, por isso é tão importante cuidar da cabeça também, você precisa estar mentalmente equilibrada para conseguir completar uma prova dessas. Apesar da ansiedade tomar conta da gente nos dias que antecedem a maratona, quando eu cheguei em Paris (4 dias antes da prova) isso foi acalmando dentro de mim, ao chegar aqui e ver que estava chegando perto, que eu estava preparada, a cidade esperando pela gente, no clima de maratona, isso me trouxe uma certa calma. Eu também encontrei os amigos que eu tinha feito, que também iam correr a maratona, alguns mais experientes, outros marinheiros de primeira viagem como eu, e a troca de informações com essas pessoas também foi muito importante.

Durante a prova o sentimento é de gratidão, de alegria por você estar ali, por ter a oportunidade de fazer aquilo, pela sua força física, pela sua força mental. Gratidão mesmo por todo mundo que ajudou você a chegar naquele momento, pelas pessoas que estão torcendo por você, e por você mesmo estar conseguindo participar daquilo. Sem falar no filme que passa na cabeça da gente durante esses 42km, os treinos, tudo que você passou até chegar no dia “D”, no dia de estar ali, passa muita coisa, vem lembranças da infância, as vezes que você achou que não ia conseguir, é muita coisa que passa na cabeça.

Enfim vem a linha de chegada, esse momento é algo indescritível, é impossível descrever isso aqui pra vocês. A linha de chegada, eu fico até emocionada, é fantástico, é incrível, eu não consigo transpor em palavras o que você sente quando passa a linha. Depois da prova o sentimento que dá é de felicidade extrema, confiança em você e o sentimento de poder. A maratona traz o sentimento de que nada é impossível!

O quão importante foi o seu treinamento com a GPA?

Eu posso afirmar pra vocês, que certamente eu não cruzaria esta linha de chegada sem a ajuda do Gustavo (treinador e coordenador técnico da GPA). A GPA foi minha parceira na realização deste sonho, eu tive todo apoio necessário para conquistar este objetivo. Eu sempre confiei muito na competência do Gustavo, eu sempre acreditei que ele seria o cara certo pra me ajudar chegar até aqui. Eu estou muito feliz!

Deixa uma mensagem para quem tá pensando em correr a sua primeira maratona!

O conselho que eu dou é que se preparem, faça a preparação, faça o seu dever de casa, porque vale muito a pena. A recompensa é fantástica, cruzar a linha de chegada tem um sabor indescritível, é incrível chegar até lá, conseguir realizar este objetivo. Outro conselho que eu dou é que você se cerque de pessoas positivas e confiantes que te incentivem chegar até lá. Eu tive apoio de amigos, antes e durante a prova também e isso foi primordial.

Com a maratona eu aprendi que eu posso superar meus próprios limites e senti que ali eu deixei o que tem de mais forte e mais verdadeiro dentro de mim!

Quem quiser ver o vídeo da entrevista é só clicar abaixo.

Deixe um Comentário