Como correr sua primeira meia maratona?

O meio do caminho. Você já se sente capaz de ir mais além dos 5k ou 10k, mas ainda não está pronto para os 42k de uma maratona. Então chegou a hora de você correr a sua primeira meia maratona. Quer aprender o que fazer para correr a sua primeira meia? Veja estas dicas que preparamos para você.

Quando vou saber que é a hora?

A meia maratona possui desafios e benefícios para todos os tipos de corredores. E precisa de muito preparo e estratégia para que você consiga completar a prova. Para uma pessoa que está acostumada a correr 10km, apesar da adição de mais 11km em um prova, é possível sim completar uma meia se o corredor se preparar por tempo suficiente e começar a variar o seu treino. Em média o ideal é que você já esteja correndo de 20 a 30km semanais de forma consistente.

Como será o treinamento?

Converse com seu treinador sobre o seu volume de corrida e sua vontade de fazer a primeira meia maratona. Será preciso montar planilhas com aumento gradativo de distâncias e com treinos longos nos finais de semana. O ideal é que você se prepare 12 semanas antes da prova, mas todos estes números podem variar de acordo com sua capacidade e evolução nos treinos. O mais importante aqui é que você identifique seu atual estado com o pé bem firme na realidade e vá com calma, para que não lesione ou desista logo nas primeiras semanas.

Acostume-se aos longões

Um dos fatores de sucesso para quem quer completar uma meia maratona são os longões. Eles vão te proporcionar resistência e equilíbrio para que você consiga correr 21km. Estes tipos de treinos serão muito importantes para que você consiga ter uma real noção de como será no dia, e de tudo que seu corpo vai passar durante uma prova deste tipo.

Clique aqui e baixe o nosso Guia do Longão

Pense bem na sua meta

É a sua primeira meia maratona, então não fique muito preocupado com tempo. Terminar a prova já vai ser um grande avanço. Terminar a prova com sorriso no rosto e com vontade de já se preparar para a próxima vai ser melhor ainda.

No dia da prova

Nunca se deixe intimidar pelo tamanho da prova! Se esse for o seu pensamento na largada, vai ser muito difícil completar a distância. Estabeleça pequenas metas durante a prova, e concentre-se em você, nos passos, na respiração, no grande avanço que você está conseguindo fazer, e quando você menos esperar a linha de chegada estará ali, pronta para você cruzar!

Deixe um Comentário