Pessoas são criaturas formadas por hábitos. Nossa vida gira em torno de alguns padrões que estabelecemos ao longo do tempo (crenças e valores) que fazem nós sermos de uma forma ou de outra. Mas o que acontece se nós resolvemos mudar a nossa mentalidade? E se nós pudéssemos processar informações de forma diferente e ver tudo com novos olhos?

O termo mindset foi adotado pela psicóloga americana Carol Dweck, professora da universidade de Stanford que, após longos anos de pesquisa, comprovou que a mente humana é capaz de ser configurada para um modelo de crescimento e sucesso. Ela defende que os indivíduos podem não estar necessariamente conscientes de sua própria mentalidade, mas ao desenvolver o seu mindset têm a chance de conquistar uma vida menos estressante e mais bem sucedida.

A palavra mindset significa mentalidade, atitude. O que significa dizer que você pode desenvolver uma mudança de mentalidade que te permita ter mais autoestima, mais confiança em si mesmo e mais foco para ter sucesso em todas as áreas da sua vida.

Os estudiosos desta técnica apontam que a a mente pode ser reprogramada , da mesma forma que podemos mudar nossos hábitos para ser mais produtivo, ir para uma nova cidade ou ter estilo de vida mais saudável. Se nós podemos mudar nossos hábitos também podemos mudar os nossos hábitos mentais , os nossos caminhos psicológicos que nos fazem sentir menos ou mais capaz.

E onde entra a atividade física nisso?

A grande maioria da população reclama que não consegue desenvolver o hábito de uma vida saudável. As pessoas começam a praticar algum esporte, se matriculam em uma academia, ou começam aquele programa de treinamento e em pouco tempo desistem de tudo. Isso porque a sua, a minha e a nossa mente podem estar simplesmente programadas para entender que atividade física é um compromisso chato  e que nem adianta começar outra vez porque logo você irá desistir.

Para quem já é um atleta, o mindset programado para o medo e para as limitações também podem atrapalhar muito a sua evolução. Atletas que participam de competições precisam estar cada vez mais confiantes que serão capazes de cumprir os treinos preparatórios, que vão evoluir e que conseguirão melhores tempos.

Um dos maiores limitadores de quem não consegue se manter fazendo um atividade física por muito tempo é a crença de que atividade física é punição. Você vai acreditando, que depois da corrida de sexta-feira está livre para o happy hour ou então que segunda-feira é obrigada a ir para a academia depois de um final de semana de comilanças.

Já comece absorvendo essa dica: atividade física não é punição e tratá-la como meio para ganhar comida, ou compensar o que comeu ou até controlar danos, vai te levar a fazer tudo de forma errada novamente. Escolha um dentre tantos outros benefícios de se exercitar como sua principal motivação: para ficar mais forte, aliviar o estresse, sentir-se bem, saber do que você é capaz, etc.

Hoje em dia são diversos os profissionais que trabalham o desenvolvimento de um novo mindset para os mais variados objetivos. Geralmente são os coachings que podem te ajudar nesse processo. Mas caso você queira ler mais sobre o assunto, fica a dica de dois livros que falam sobre isso:

46439767Mindset – a nova psicologia do sucesso – Carol Dweck

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.

30351365O poder do hábito – Charles Duhigg

Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos,
tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas.

Deixe um Comentário