Energia o dia inteiro, como ter isso? Trabalhamos, planejamos, organizamos, vamos levando a vida com muita determinação. Até o cansaço bater, o sono acumular e cairmos no primeiro sofá que encontrarmos pela frente. Muitos de nós estão lutando com problemas de falta de energia, de disposição. Em tempos de crise estamos trabalhando cada vez mais e por mais tempo,  e a crença de que vamos dar conta de tudo faz com que a disposição vire uma raridade.

Assim como as plantas precisam de água, nossas reservas de energia precisam de reabastecimento regular. E o que reabastece nossas energias são alguns hormônios como o cortisol e a testosterona. Quando regulados eles nos mantém com mais energia por mais tempo. Vamos começar então o caminho para ter mais disposição?

1º passo – Nada de sonecas, vença o sono!

Por mais tentador que seja, não desligue seu despertador, nem fique ativando a função soneca várias vezes. O seu limite tem que ser no máximo 15 minutos de preguiça na cama. Depois disso levante no ímpeto e vá lavar o rosto para despertar. Na hora em que você desperta começa a produção de hormônios que vão te manter disposto o dia todo, se você corta esta produção dormindo mais um pouco, adeus energia.

2º passo – Luzes da manhã

Assim que acordar abra a janela. Se o dia estiver escuro ainda, ligue as luzes da casa. Artificial ou natural, as luzes ajudam no processo de despertar do corpo. Caso você acorde sempre muito cedo, o ideal é trocar as lâmpadas para as que possuem luz branca, que são mais parecidas com a luz do dia natural, ao contrário das incandescentes que fornecem aquela luz amarelada.

3º passo – Cuide de você antes dos outros

Sabe aquela instrução que a gente recebe quando vai voar, das máscaras de oxigênio? Coloque a sua primeiro antes de ajudar os outros que estejam com dificuldade. Isso vale para o seu momento de despertar também. A sua rotina é agitada logo cedo, com família, crianças e gente chamando no celular? Acorde mais cedo que todo mundo, tome seu banho, seu café da manhã, arrume suas coisas, e quando o mundo despertar você já estará pronta pra tudo!

4º passo – Repense seu horário de treino

Você não costuma se exercitar logo pela manhã? Comece a repensar isso, mesmo que seus treinos mais puxados estejam programados para outro horário, uma atividade de baixa intensidade logo pela manha pode reduzir o nível de cansaço e de estresse. E tudo conta, levar o cachorro pra passear, subir escadas, comprar pão ou ir para o trabalho a pé. Estudos mostram que uma atividade aeróbica de nível baixo a moderado logo pela manhã pode aumentar em até 20% sua disposição.

5º passo – Café da manhã dos campeões.

Comer bem no café da manhã faz muito bem. E isso não significa se empanturrar na primeira padaria que encontrar. Aposte em uma mistura de carboidratos não refinados (para a energia rápida), além de proteína magra e gordura saudável (que levam mais tempo para digerir). Ovos, aveia e nozes são alimentos muito indicados para começar o dia! O café não pode faltar, mas nada de achar que uma xícara de café vale por uma refeição 😉

6º passo – A preguiça da tarde

Se o seu nível de energia mergulha para as profundezas entre 2 e 4 da tarde, é oficial: você é humano! A maioria das pessoas tem queda dos hormônios da disposição neste horário. Se você costuma comer muito no almoço, a digestão lenta pode acelerar esta queda ainda mais. Coma pouco e aproveite este horário para movimentar-se um pouco, saia da cadeira e resolva outras coisas que você possa fazer caminhando. E nunca almoce na mesa de trabalho, saia, vá a um restaurante ou vá comer sua marmita na rua, veja a luz do dia sempre que puder.

7º passo – Tenha um ritual de transição entre trabalho e casa

Considere deixar o trabalho cedo uma vez por semana para fazer uma corrida ou treinamento funcional. Você vai ter um impulso no metabolismo que vai te dar mais animação por 60 a 90 minutos depois. Nos outros dias, surpreenda sua mente escutando uma música enquanto volta pra casa, indo fazer compras, ou até mesmo parando para apreciar o sol se por. Quando anoitece sua melatonina (hormônio do sono) começa a subir, então não tente fazer tudo que não conseguiu fazer durante o dia agora. Programe-se melhor para o dia seguinte!