Quais cuidados você deve ter ao correr no verão?

O verão está aí e para quem costuma correr as altas temperaturas dificultam bastante o desempenho dos treinos. No entanto, os dias ensolarados de verão propiciam mais disposição à prática de exercícios físicos, por isso, não é necessário interromper o treino durante a estação.

 

Mas, é importante ressaltar que para o corredor manter uma boa rotina de treino durante o verão são indispensáveis alguns cuidados, listamos abaixo os principais:

 

1- Escolha um horário com temperaturas mais amenas

No verão para ter um bom desempenho a melhor opção é fugir do sol e das altas temperaturas. Por isso, procure correr em horários os quais o sol não estará tão intenso. O ideal seria treinar pela manhã antes das 8h e/ou no final da tarde após o pôr do sol. Nesses horários as temperaturas, geralmente, estão mais frescas e melhores para a prática de exercício.

 

2- Se hidrate

Principalmente no calor se manter sempre hidratado é extremamente necessário. A hidratação mantém a temperatura corporal fresca e impede possíveis indisposições e desmaios. Por esse motivo, beber muita água antes, durante e depois do treino é fundamental. O ideal é beber de 2 a 3 litros de água no dia e pelo menos 1 copo de água a cada 20 minutos durante o treino.

 

3- Use roupas adequadas

A roupa, também, influencia bastante no desempenho do atleta, por esse motivo, o indicado para esta época do ano é usar roupas mais leves. Procure escolher roupas que possuam cores mais claras, para evitar a absorção de calor, e com tecidos respiráveis que favoreçam a transpiração corporal. Além disso, inclua acessórios que auxiliam na proteção solar como bonés, viseiras e óculos de sol.

 

4-Pegue mais leve no início do treino

Em dias muito quentes diminua um pouco o tempo de aquecimento e mude a forma com que costuma executar essa etapa do exercício. Aposte em séries de alongamento que exigem menos esforços. Ainda, ao iniciar o treino, comece correndo em uma velocidade reduzida e ao se sentir confortável vá acelerando a velocidade, sempre respeitando os limites do seu corpo.

 

5- Preste atenção no seu corpo

Observe alguns sinais que seu corpo pode dar durante o treino. Ao sentir sintomas como fraqueza, tonturas, palpitações, transpiração fria, câimbras, entre outros, pare o exercício, se possível, deite com os pés elevados e procure ajuda.

Algumas situações que o calor intenso pode causar são:

 

 

  • câimbra: no verão as câimbras se intensificam devido a desidratação e o desequilíbrio eletrolítico. Para evitá-las mantenha-se sempre hidratado. Outra dica é beber isotônicos para equilibrar o sal do corpo.

 

 

  • desmaio: geralmente o desmaio ocorre devido a interrupção de fluxo sanguíneo das pernas para o cérebro. Esse tipo de situação pode ser prevenido se hidratando e se refrescando durante todo o treino.

 

 

  • exaustão: os principais sintomas de exaustão são: dores de cabeça, fadiga, náuseas e sudorese. Essa situação também é causada pela desidratação, nesse caso, é indicado aplicar bolsa de gelo no pescoço e restaurar a hidratação do corpo bebendo água e isotônicos.

 

 

  • insolação: o calor e o sol intenso junto a desidratação dificulta bastante na manutenção da temperatura ideal para o corpo. Em caso de insolação o indicado é procurar ajuda médica imediatamente.

 

Continuar treinando durante o verão é uma questão de adaptação e, principalmente, cuidados. Dessa forma, a evolução continuará constante e quando chegar o inverno seu desempenho será ainda melhor.

Deixe um Comentário