No post anterior falamos aqui sobre como o seu sucesso se reflete no nosso sucesso como assessoria esportiva e que cada aluno é único na GPA. Mas como fazer isso, quando treinamos em grupo?

Uma das partes mais complicadas do treinamento de uma equipe é individualizar dentro dessa estrutura de grupo. Trata-se de um verdadeiro ato de equilíbrio, ficar decidindo quando enfatizar o treinamento grupal, aproveitando o trabalho com um parceiro de corrida, e quando focar no corredor individual. Isto significa que pra nós, como assessoria esportiva, pode ser muito difícil decidir entre liberar um treino e deixar que cada um faça no seu tempo, ou tentar exigir que todo mantenham o mesmo ritmo. A nossa certeza é que as duas formas de se treinar possuem vantagens para diferentes grupos e níveis de alunos.

Se você treina sozinho, a concentração é um ponto positivo e a sua busca pela autossuperação vai ser sempre um objetivo, já em grupo, você pode optar por alcançar seus colegas ou mesmo vencê-los. No caso dos treinos em grupos, é necessário ter muita atenção com a dispersão causada pelas amizades para não atrapalhar o foco da atividade.

Vantagens de realizar atividades em grupo

  • Motivação: Quando se tem amigos para dividir com você os momentos da atividade física, aquele dia que sua disposição não está nada em dia, eles podem te colocar para cima e evitar que você deixe que a preguiça vença.
  • Dia mais leve: Nada como uma boa conversa para distrair e relaxar os estresses do dia a dia. Além dos benefícios da atividade, você poderá compartilhar com seus amigos as adversidades do trabalho ou dos estudos, proporcionando uma vantagem terapêutica também.
  • Superação: Não é sempre que sua meta é a mais fácil de cumprir, sendo assim, realizar as atividades em grupo pode impedir que você desista no meio do caminho ou desanime, já que acompanhar os amigos até o fim da atividade também estará incluso no objetivo.

Vantagens de realizar atividades sozinho

  • Horário: Você irá se comprometer com você mesmo, caso na parte da manhã você não possa realizar a sua atividade, no período da noite ainda será uma alternativa.
  • Nada de distração: Escolha uma boa música para ouvir e pratique seus exercícios tranquilamente. Sem as conversas e distrações alheias, você poderá terminar o que lhe propôs no devido tempo.
  • Liberdade: Você tem a liberdade de trocar facilmente os lugares que deseja ir. Afinal, tem aqueles dias em que desejamos respirar novos ares e conhecer novos caminhos.
  • Pensamentos em dia: Você terá mais tempo com você mesmo e poderá organizar um pouco dos tantos pensamentos e atividades diárias. Nada como estar em dia com a nossa cabeça para que as coisas fluam de maneira correta, não é?
  • Intensidade: Tudo no seu tempo! Quando se pratica atividades sozinho, você terá a intensidade do exercício de acordo com a sua necessidade e disposição, mas nada de moleza! Vá sempre aumentando o ritmo quando você se sentir confortável.

É preciso muita criatividade na escolha de exercícios, mas nosso objetivo é mostrar que você vai treinar sozinho e em grupo, e que os dois momentos são muito importantes para a sua evolução e para aumentar a sua performance como corredor.

Deixe um Comentário