Você decide começar a correr e no primeiro dia começa a sentir alguns sintomas, surgem dúvidas e fica aquela vontade de fazer um monte de perguntas. Não precisa ter vergonha, perguntar é o melhor que você pode fazer. Mesmo assim, nós reunimos algumas das dúvidas mais frequentes de quem está começando aqui neste post:
1. O que fazer no primeiro dia?
Comece caminhando entre 10 e 30 minutos, até se sentir confortável neste tempo. Quando você consegue andar por 30 minutos facilmente, faça pequenos trotes de 1 a 2 minutos durante sua caminhada. Conforme o tempo for passando, aumente as sessões de corrida até que você consiga correr por 30 minutos seguidos.
2. Mal comecei e já estou sentindo dores, é normal?
Se você só caminhava, algum desconforto é normal porque você está adicionando distância e intensidade ao treino. Preste atenção porque dores intensas não são normais. Se alguma parte do seu corpo dói tanto a ponto que você tenha que mancar durante a corrida ou mudar sua passada, pare de correr imediatamente. Se você não tem certeza sobre a dor, tente andar por um minuto ou dois para ver se o desconforto desaparece. Se não desaparecer, procure um médico.
3. Posso começar com o par de tênis que tenho em casa?
Depende do tipo e do estado dos seus tênis. Pra começar a correr você não vai precisar gastar muito em equipamentos ou acessos, mas um bom par de tênis de corrida é muito importante. Os calçados de corrida são feitos para ajudar o seu pé a aterrissar apropriadamente no chão, reduzindo a quantidade de impacto que é transmitido à sua perna. Visite uma loja especializada em corrida para encontrar o calçado perfeito para você.
4. Correr na esteira ou na rua dá no mesmo?
A esteira te oferece terreno plano e você não enfrenta a resistência ao vento, o que faz com que a corrida seja mais fácil. As esteiras são boas opções para quem está acima do peso ou lesionada, porque diminui o impacto. Caso você possa, vá para a rua, o esforço vai ser maior mas os resultados também serão melhores.
5. Começo correndo em que lugar da cidade?
Pra começar escolha um lugar da cidade em que você se sinta seguro e confortável. As melhores rotas de corrida costumam ser iluminadas, livres de trânsito e bem povoadas. Pense na corrida como uma maneira de explorar novos territórios. Use o seu relógio para medir a distância, e estabeleça uma nova aventura a cada corrida. Pergunte a outros corredores sobre os melhores locais.
6. Sentir falta de ar é normal?
Sim, você está provavelmente correndo rápido demais. Relaxe e diminua o passo. Um dos maiores erros dos iniciantes é correr rápido demais. Concentre-se em respirar fundo pela barriga, e se você achar que precisa, inclua intervalos de caminhada no treino.
7. O que eu devo fazer quando sentir aquela dorzinha lateral?
Essas dores são comuns entre iniciantes porque seu abdômen não está acostumado ao movimento da corrida. A maioria dos corredores afirma que essas dores vão embora depois que o condicionamento aumenta. Além disso, não coma alimentos sólidos uma hora antes de correr. Quando você sentir uma pontada, respire fundo, concentrando-se em expirar todo o ar para fora de seu abdômen. Isso vai alongar o músculo do seu diafragma (logo abaixo de seus pulmões), onde geralmente a cãibra ocorre.
8. Eu devo respirar pelo nariz ou pela boca?
Ambos. É normal e natural respirar tanto pelo nariz quanto pela boca em algum momento. Mantenha sua boca ligeiramente aberta e relaxe seus músculos da mandíbula. Combine inspirações e expirações pelo nariz e pela boca de acordo com a necessidade do seu corpo.
9. É verdade que musculação ajuda na corrida?
Trabalhar força e flexibilidade é sempre bom, especialmente para prevenir lesões. Um corredor mais forte mantém a técnica de corrida por mais tempo e diminui o risco de se machucar. Treino de força tem a ver com recrutamento de fibras e por isso está relacionado com exercícios básicos e multiarticulares.
Você tem outras perguntas? Manda pra gente, que nós respondemos pra você: comercial@gpa.esp.br