Basta você completar 40 anos que lá vem a galera com o velho clichê: “ah não se preocupe, a vida começa aos 40”. Encare isto como uma frase animadora, e como uma chance de realmente iniciar uma nova fase da sua vida.

Lógico que o ideal é que você chegue aos 40 com um estilo de vida saudável e ativo, mas nada impede de você aproveitar este marco para iniciar uma prática de exercícios físicos ou então retomar alguma atividade que você já praticava.

É nessa hora que entra a corrida. Correr é uma prática cada vez mais comum pra quem resolve começar algo novo. Vale lembrar aqui, que atualmente os 40 são os novos 30. Com o aumento da expectativa de vida e as facilidades que o mundo moderno trouxe pra gente, os quarentões que antes já começavam a desacelerar nesta idade, agora estão mais ativos e enérgicos do que nunca. Ao mesmo tempo com uma experiência gratificante para entender todos os benefícios trazidos por separar um tempo do seu dia para se exercitar.

E se a intenção é não desacelerar, então nada melhor do que correr. Nós pesquisamos e reunimos algumas dicas para os 4.0 começarem e evoluírem neste esporte:

Persistência

Com a sua experiência, você já deve saber que as coisas não acontecem tão rápido quanto a gente deseja. É preciso ter paciência e persistência, e isso vale muito para a corrida. Comece seus treinos de forma gradual e tente não faltar (muito importante), para manter o processo de formação do hábito.

Motivação

A corrida é um dos melhores exercícios pra quem gosta de desafios e de se manter sempre motivado. Como já falamos no tópico anterior, o processo evolutivo ao correr é gradual, e vai exigir de você um pouco mais a cada semana. Com 40 anos você provavelmente já passou por alguns desafios na vida (se formar, montar uma empresa, constituir uma família, criar filhos ou construir uma casa), agora você está pronto para enfrentar novos desafios e estes serão internos: um pouco mais de fôlego, alguns metros a mais amanhã, correr mesmo com essa chuva.

Velocidade

Peça ao seu treinador treinos de velocidade. Nosso organismo possui características inerentes a qualquer ser humano, e nesta idade é comum os níveis de energia começarem a baixar um pouco, e ninguém quer isso por aqui. Treinando velocidade, você cria uma programação mental de disposição e de que você é capaz de ir cada vez mais rápido.

Amizade

Nada melhor do que compartilhar experiências para entender que todo mundo está sempre enfrentando algum desafio na vida, não importa a idade. Entre para um grupo de corrida e faça novos amigos. Seus desafios serão sempre pessoais e intransferíveis, mas ter companhia ajuda a deixar tudo mais agradável.

Xô Rotina

Você não vai começar um novo projeto pra cair na rotina já na segunda semana. Mude o caminho, entre em contato com a natureza, faça treinos em lugares diferentes a cada semana e nos finais de semana procure paisagens inspiradoras. Se sentir que está evoluindo, converse com seu treinador sobre novos objetivos: quem sabe participar de uma prova de rua, ou começar também a pedalar, nadar… as oportunidades são muitas.

Começar a se exercitar depois dos 40 anos não é tarde demais

Pra te deixar com mais certeza de que correr é a opção certa, olha só esta notícia publicada no site da veja.com:

Um estudo apresentado em 2014 no Congresso EuroPRevent, na Holanda, apontou que começar a fazer exercícios intensos antes dos 30 ou depois dos 40 anos oferece os mesmos efeitos positivos ao coração. Com isso, os pesquisadores concluíram que iniciar a prática de atividade física após os 40 anos não é tarde demais para beneficiar a saúde cardíaca.

Os cientistas constataram que a função diastólica (a capacidade do ventrículo esquerdo de se encher de sangue quando o coração está relaxado) foi melhor nos praticantes de atividades físicas, independentemente da idade em que tenham começado a se exercitar, do que entre sedentários. “Nunca é tarde demais para mudar o estilo de vida e começar a se exercitar. A atividade física sempre será benéfica para o coração e o bem-estar. Trocar o elevador pelas escadas já é um ótimo começo”, diz o coautor da pesquisa David Matelot, da Universidade de Rennes, na França.

Se quiser ler a matéria completa e saber mais sobre este estudo clique aqui.

Então você já sabe, encare o seu aniversário de 40 anos como a chance real de um novo ciclo. Procure ajuda profissional, prepare-se para poder começar e vamos correr juntos!

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos