Uma das modalidades do triathlon, a natação é considerada o esporte ideal para quem busca equilíbrio muscular. Porém, para quem costuma nadar em piscinas, a natação em àguas abertas é bem diferente.Entre as diferenças estão o clima, o ambiente, a distância, a duração, a estrutura da prova e, principalmente, as técnicas aplicadas pelo nadador.
O atleta que pretende se preparar para uma prova de triathlon e fazer a transição dos treinos em piscinas para águas abertas deve em primeiro lugar buscar orientação profissional para aplicar as estratégias de treinamento adequadas às novas condições de ambiente. No entanto, para também auxiliar nessa transição listamos algumas dicas, confira:
Treine no mar, ao menos, uma vez por semana
Para se preparar para uma competição de triathlon é indispensável que ao menos um dia da semana da planilha de treinos seja realizado no mar para, dessa forma, simular uma situação de prova. Caso seja possível tente realizar o treino no próprio local no qual a prova correrá, dessa maneira, você já conhecerá o lugar e ficará mais a orientação durante a prova.
Treine com roupa de borracha
Faça treinos usando a “wetsuit” para acostumar com a vestimenta, assim, inclusive melhorar a flutuabilidade. É importante que a roupa fique bem colocada no corpo para não reter água e nem criar um arrasto hidrodinâmico, atrapalhando os movimentos durante o nado.
Respire para os dois lados
É importante lembrar que em águas abertas não haverá raias, por isso, crie o hábito de respirar para direita e para esquerda, assim, você conseguirá se orientar em relação aos outros nadadores e se manterá no curso. Outra dica é eventualmente realizar braçadas maiores levantando a cabeça para visualizar o seu posicionamento .
Mantenha sua alimentação igual
Não faça mudanças em seu cardápio, principalmente, poucos dias antes da prova. Na véspera é importante fazer o consumo de carboidratos para que você possa se alimentar novamente em até 1h ou 1h 30 antes do início da prova. Casa haja algum alimento ou suplemento que você gostaria de inserir na alimentação, faça isso no durante o período de treinos e sempre com orientação de um nutricionista.
Tenha foco em completar a prova
Não se preocupe com a colocação nessa primeira prova, mas procure concluí-la. Dessa maneira você irá se manter motivado e focado para os próximos treinamentos e provas.