Quem já inseriu a corrida no seu cotidiano há algum tempo, deve ter percebido a enormidade de benefícios que a corrida proporciona. Mas corrida é rotina, e muitas vezes pode ser um exercício solitário. Com o passar dos dias é inevitável que o exercício caia na mesmice, desmotivando o corredor.
Se isso é isso que está acontecendo com você, não desanime! Neste post iremos mostrar algumas ideias para você variar no seu treino e voltar com tudo para a corrida passando longe da monotonia.
1-Varie o percurso
Planejar um novo percurso sempre é bom! Você pode mudar o ambiente de treino, se costuma correr em pista, corra na rua, em asfalto, ou em parques. Assim, você verá novas paisagens e conhecerá novos lugares.
2-Procure um parceiro de corrida
É comum atletas gostarem de praticar atividade física sozinhos, pois assim contam com mais flexibilidade de tempo e horário. No entanto, ter um parceiro de corrida pode ser um estímulo no momento da pratica do esporte. Procure alguém que já costuma praticar corrida há um tempo e que possua um ritmo de treino parecido com o seu , para que você possa acompanhá-lo e vice-versa . Mas, se conseguiu convencer aquele seu amigo sedentário, sem problemas! Isso não impede que vocês possam correr juntos, porém, nesse caso, cada um terá que respeitar o ritmo e velocidade do outro e você pode aproveitar para incentivar seu amigo no esporte.
3-Inclua outros exercícios no seu treino
Acrescente ao seu treino de corrida outros tipos de exercícios físicos que você não costuma fazer. O treino funcional, a musculação e outras modalidades podem ajudar bastante a variar o treino e ainda são importantes para o fortalecimento muscular, tão necessário para corredores. Converse com o seu treinador para saber qual é o mais indicado no seu caso e para o seu objetivo.
4- Não tenha medo da chuva e nem da esteira
Correr na chuva pode ser uma boa ideia ideia para quem gosta de treinos diferentes. Quem costuma correr na chuva diz que a sensação é única. O único cuidado que você deve ter é que a sensação de esforço quando você corre na chuva pode ser mascarada, tanto para mais ou para menos, então procure manter o seu ritmo. Para quem nem pensa em sair correndo na chuva, nestes dias a esteira pode ser uma grande aliada, e uma forma de variar o treino também.
5-Saia do treinamento básico
Existem várias técnicas de treino direcionadas à corrida algumas delas são:
- corrida básica: são treinos de baixa intensidade , no qual o atleta percorrerá distâncias mais curtas, respeitando seu ritmo natural. Esse tipo de treino é indicado para iniciantes, pois auxilia bastante na melhoria de resistência aeróbica do corredor.
- corrida longa: esse tipo de treino é utilizado, normalmente, para produção de resistência dos sistemas cardiovascular e muscular. Ou seja, capacita seu corpo para aproveitar da melhor forma possível o oxigênio recebido.
- corrida de progressão: o objetivo desse tipo de treino é aumentar a velocidade e o ritmo progressivamente por períodos mais longos de tempo.
- corrida de tempo: com essa espécie de corrida você treinará a velocidade contínua. Para isso, você corredor, irá estipular um tempo limite, após isso percorrerá a maior distância possível dentro desse determinado tempo. Mas também, o treino pode ser feito de forma contrária, estipulando uma determinada distância e buscando percorre-la no menor tempo possível.
- corrida regenerativa: esse tipo de corrida possui um ritmo mais suave e confortável para o atleta. Normalmente, esse tipo de corrida é praticada após competições e treinos de alta intensidade, objetivando a recuperação corporal do corredor.
Agora que você conheceu algumas maneiras de diversificar sua corrida, continue evoluindo e bom treino!