Segurança sempre foi uma preocupação de quem resolve correr na rua. Atualmente, com a violência aumentando cada vez mais, precisamos realmente estar atentos à nossa segurança enquanto praticamos nossa atividade física. Com alguns cuidados simples, é possível correr com segurança pelas ruas das cidades que tanto amamos.

  1. A união faz a força: contrate uma assessoria esportiva ou entre para um grupo de corrida. É o jeito mais fácil de encontrar companheiros de corrida. Além de ganhar um acompanhamento profissional, você ganha companhia para correr durante a semana, faz amigos e uns acabam cuidando dos outros.
  2. Sempre alerta no trânsito: Tente correr sempre no sentido contrário ao fluxo dos carros, isso permite que você tenha visão completa dos carros. Outra dica importante é tentar correr sempre pela calçada ou acostamento, e tenha sempre muito cuidado nos cruzamentos e sinaleiras.
  3. Esteja dentro da área de alcance: Leve um celular para que possa se comunicar ou pedir ajuda. Avise sempre alguém que você está indo correr, o trajeto que pretende fazer e quanto tempo deve demorar seu treino. Coloque uma identificação junto ao seu telefone, para que você possa ser ajudado em casos de emergência.
  4. Desligue o som: se você vai correr sozinho em um trajeto de pouco movimento, não coloque fones de ouvido. Apesar de ser muito bom correr com música, ficar alheio ao mundo pode te deixar vulnerável, além de fazer você parecer desatento.
  5. Não seja rotineiro: mude seu trajeto sempre que puder, os horários e dias também, isso ajuda com que você não seja marcado e você ainda ganha motivação para treinar em lugares diferentes. Quando se sentir ameaçado, procure ajuda, pare em algum estabelecimento ou pegue um táxi.
  6. Lugares cheios são sempre melhores: há dias em que tudo que você quer é correr sozinho por aí, só você e a paisagem lá fora. Mesmo assim, procure sempre correr em vias movimentadas ou parques que são muito frequentados. Isso ajuda você inclusive a evitar os engraçadinhos que podem te abordar durante o treino.
  7. Sempre existe a esteira: greves policiais ou épocas inseguras estão cada vez mais comuns. Se você achar que seu bairro ou o local onde corre está inseguro, procure correr em áreas fechadas, ou na esteira, o importante é não deixar de cumprir seus treinos.

Com estas dicas você vai poder correr por aí de forma segura e aproveitar todo os benefícios que a corrida de rua nos proporciona!

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos