A integração entre os aspectos físicos e o desenvolvimento de habilidades mentais tem sido cada vez mais comprovada pela neurociência como determinante para se atingir o auge da performance. Há um consenso entre atletas e equipes técnicas sobre a utilização de treinamento mental para a obtenção de ótimos níveis de rendimento.
Isso porque tanto a literatura como a experiência prática dos atletas têm demonstrado o quanto se pode aperfeiçoar um gesto técnico ou realizar uma prova com perfeição desde que ele tenha sido exaustivamente ensaiado anteriormente.
É importante ressaltar que não é necessário ser um atleta profissional ou campeão olímpico para ser um atleta de sucesso. O que esses atletas têm em comum, independentemente do nível de competição que participam, é que o esporte é importante para eles e estão comprometidos em ser o melhor que podem dentro de suas limitações – outros compromissos de vida, finanças, tempo e sua habilidade natural.
Existem nove habilidades mentais específicas que contribuem para o sucesso nos esportes. Elas são todas aprendidas e podem ser melhoradas com orientação e prática. Vale ressaltar, ainda, as mesmas habilidades mentais que os atletas usam para obter sucesso nos esportes podem ser usadas para obter sucesso em outras áreas de suas vidas.https://gpa.esp.br/nadar-no-mar-aberto-dicas-de-orientacao/#esteira
Conheça as nove principais habilidades mentais necessárias para um atleta de sucesso.
- Atitude
- Motivação
- Metas e compromisso
- Habilidades pessoais
- Self-talk (conversa interior)
- Imagens mentais
- Controle a ansiedade
- Controle as emoções
- Concentração
1. Atitude
Manter uma atitude positiva é chave para desempenhar as tarefas com sucesso. Isso inclui acreditar em si mesmo. O atleta precisa perceber que a atitude é uma escolha, e por isso precisa escolher uma atitude predominantemente positiva.
O esporte deve ser visto como uma oportunidade de competir contra si mesmo e aprender com sucessos e fracassos. O importante é buscar a excelência, e não a perfeição. Ao observar outros atletas e treinadores, sempre verá que ninguém é perfeito, mas cada um deve dar o melhor de si.
Portanto, é preciso fazer todo o necessário para desenvolver a confiança em si mesmo e manter uma atitude positiva. Esta maneira de enfrentar os desafios vai ajudar o atleta a melhorar e superar a si mesmo. Lembre-se da importância de manter o equilíbrio entre o esporte o restante da vida.
2. Motivação
A motivação é o fator que ajudará o atleta a alcançar as suas metas. A motivação conduz à determinação. Atletas de sucesso devem estar cientes das recompensas e benefícios que esperam experimentar com a participação nos esportes, e são capazes de persistir em tarefas e momentos difíceis, mesmo quando essas recompensas e benefícios não surgem imediatamente.
Há muitas técnicas para ajudar a manter a motivação, que incluem premiar-se por alcançar metas, lembrar os motivos que o empurraram em direção ao objetivo ou manter uma imagem mental do resultado final, dentre outras coisas. Perceba que muitos dos benefícios vêm de participação, não do resultado.
3. Metas e compromisso
Atletas de sucesso estabelecem metas agressivas, mas possíveis. Estabeleça metas de longo e curto prazo que sejam realistas, mensuráveis e orientadas para o tempo. O atleta precisa estar ciente de seus níveis atuais de desempenho e ser capazes de desenvolver planos específicos e detalhados para atingir os objetivos.
Essas metas precisam estar situadas fora da zona de conforto, devendo ser maiores do que já se conseguiu até o momento. Entretanto, não devem ser tão altas para que não pareçam impossíveis de alcançar.
É importante conseguir saborear o triunfo por algum tempo, até que seja o suficientemente motivador para voltar a fixar a meta um pouco mais além. Estabelecer metas inteligentes é o segredo para alcançá-las.
4. Habilidades pessoais
É importante para o atleta de sucesso manter sua habilidade de se inter-relacionar com as pessoas a seu redor. É necessário ter consciência de que o atleta faz parte de um sistema maior que inclui suas famílias, amigos, companheiros de equipe, treinadores e outros.
Sempre que apropriado, o atleta de compartilhar seus pensamentos, sentimentos e necessidades às pessoas próximas, e ouvi-las também. Aprender habilidades eficazes para lidar com conflitos, oponentes difíceis e outras pessoas quando são negativas ou opositoras é importantíssimo para se obter um alto rendimento.
5. Self-talk (conversa interior)
Trata-se da habilidade em “dialogar consigo mesmo” de maneira positiva, evitando pensamentos e autocontestações negativas que possam invadir o campo da consciência e prejudicar o desempenho.
A conversa interior deve servir para que o atleta possa manter sua autoconfiança durante os momentos difíceis, com uma conversa realista mas positiva. É falar consigo mesmo da mesma forma que falaria com o melhor amigo.
Essa habilidade pode ser usada imediatamente antes do início da competição ou antes de executar alguma ação específica durante a prática esportiva.
6. Imagens mentais
A imagem mental é uma experiência que, na maioria das vezes, se assemelha a perceber visualmente algum objeto, evento ou cena quando este não está realmente presente aos sentidos. Atletas de sucesso devem preparar-se para uma competição imaginando ter um bom desempenho.
O atleta deve criar e usar imagens mentais detalhadas, específicas e realistas. Durante a competição, as imagens mentais devem ser usadas para que o atleta se prepare para a ação ou se recupere de erros e desempenhos ruins.
7. Controle a ansiedade
Uma das principais habilidades mentais é saber lidar com a ansiedade. O atleta de sucesso precisa, em primeiro lugar, aceitar a ansiedade como parte do esporte. Depois, tentar entender que um certo grau de ansiedade pode ajudá-lo a obter um bom desempenho.
Por fim, é preciso saber lidar com a ansiedade. Controlar e diminuir a ansiedade quando ela ficar muito forte são habilidades necessárias, cuidando para que o atleta não perca sua intensidade.
8. Controle as emoções
Assim como para a ansiedade, o atleta precisa aceitar emoções fortes como parte da experiência esportiva. Excitação, raiva, decepção devem ser usados para melhorar o desempenho de alto nível, ao invés de interferir no rendimento do atleta.
Autores apontam que as emoções ocorrem influenciadas por diferentes fatores e desempenham um importante papel na superação de limites, levando o atleta a se envolver positivamente em uma ação, minimizando a experiência e efeito negativo após a adesão às atividades.
9. Concentração
Talvez esta seja a palavra-chave para o melhor desempenho esportivo. Concentração é estar atento em cada jogo, em cada competição, em toda situação dentro de uma prática esportiva. Um atleta de sucesso deve aprender a como manter o foco e resistir às distrações, sejam elas do ambiente ou dentro de si mesmo.
Além da capacidade de não perder o foco durante uma competição, é preciso ser capaz de recuperar a concentração rapidamente quando ela é perdida. A principal dica é focar no momento, pensar no agora, sem se preocupar com eventos passados ou futuros antecipados.
Conclusão
É importante dizer, e talvez faça esse artigo ser mais crível, que as nove habilidades mentais associadas ao sucesso de um atleta são as mesmas habilidades associadas ao desempenho em uma ampla variedade de situações de desempenho não esportivas, como uma entrevista de emprego, uma apresentação musical, uma apresentação para clientes ou uma banca examinadora, pousar um avião, um bombeiro entrando em um prédio em chamas, entre outros.
O principal objetivo deste artigo é mostrar que atletas de alto desempenho não costumam se destacar apenas por suas habilidades físicas. O sucesso é consequência de um conjunto de ações, onde as habilidades mentais são tão importantes quanto a qualidade técnica e devem ser utilizadas tanto para sustentar a rotina de treinos como para conseguir realizar as provas com qualidade e atingindo seus objetivos.
Vale frisar que o sucesso de um atleta não para por aqui. Os nove itens aqui apresentados são as habilidades mais comuns, analisadas e preparadas por especialistas a partir do acompanhamento de atletas de alto desempenho. Esses se somam aos demais métodos e cuidados que um atleta deve seguir para atingir o máximo de sua capacidade esportiva.
Confira também: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PROVAS DE TRIATHLON ESPALHADAS PELO MUNDO!