Nem sempre o alivio do estresse depende de atividades como relaxar ou descansar. Ao contrário do que muitos pensam, a sensação de relaxamento e de alívio das tensões não está unicamente ligada ao descanso. É importante, sim, fazer pausas em meio à rotina estressante, dormir bem e descansar. Mas praticar exercícios também podem trazer grandes benefícios tanto para o corpo como para a mente, proporcionando uma vida mais leve, feliz e relaxada.
A prática de exercícios é capaz de amenizar o estresse e fazer qualquer um encarar o dia a dia de forma mais tranquila. Além de favorecer o corpo, promover a manutenção do peso, otimizar o sistema cardiovascular, melhorar a postura e o condicionamento físico, praticar atividades físicas ajuda diretamente no controle da ansiedade, no aumento da disposição e no equilíbrio hormonal.
Corrida para o cérebro
Já falamos aqui no blog que correr pode fazer muito bem para sua mente. A prática da corrida aumenta o número de neurônios e melhora funções cerebrais relacionadas à percepção, à memória, à atenção e até à linguagem. De quebra, depois de correr de 30 a 60 minutos, você vai se sentir mais feliz e relaxado, pronto para encarar o dia de maneira mais tranquila, além de favorecer sua qualidade de sono
Natação para relaxar
Praticar natação de forma lenta, alongada e cadenciada, visando o relaxamento da musculatura, é uma boa opção para diminuir problemas como insônia, nervosismo, irritabilidade, impaciência e ansiedade. Além disso, o contato com a água é ótimo para diminuir as tensões, otimizar a respiração e gerar o bem-estar geral.
Alongamento para felicidade
O alongamento é uma atividade simples, mas super poderosa para estimular a liberação da serotonina, um neurotransmissor que ajuda na promoção do bem-estar. Perfeito para aliviar as tensões, melhorar a postura e otimizar a flexibilidade e a respiração, o alongamento é um dos exercícios mais indicados para quem está estressado e deseja se acalmar. Como se não bastasse, o alongamento promove a diminuição da rigidez muscular e a renovação das células.
Os benefícios proporcionados ao corpo pelos exercícios têm uma explicação neuroquímica. A prática de atividades físicas aeróbicas reduz significativamente os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios diretamente ligados ao estresse. Além disso, exercitar-se estimula a produção de endorfina, componente químico cerebral que alivia as tensões e provoca sensações ligadas ao relaxamento e ao otimismo. Quando o estresse acumular então, tente cansar e suar um pouco, que provavelmente vai resolver!