O condicionamento físico é a capacidade que o seu corpo tem de resistir à algumas tarefas rotineiras como: caminhar, correr, subir escadas, carregar pesos, mas também aos desafios físicos, fazendo isso sempre com o mínimo de cansaço e desconforto possível.
Se você já pratica algum tipo de atividade física, como a corrida por exemplo, o condicionamento físico é responsável pelo rendimento nos treinos e pela resposta cardiovascular, ou seja, quanto melhor for o seu condicionamento, menor será o esforço para o coração e melhor será sua recuperação pós exercício.
Evoluir o seu condicionamento é um dos fatores fundamentais para a melhora da sua funcionalidade e para a otimização dos resultados. Quando falamos em funcionalidade, significa que você deve unir todas as bases (condicionamento, flexibilidade e força) para ter um desempenho cada vez mais eficiente!
Agora é que entra o treinamento funcional. Com o objetivo de trabalhar o corpo de forma global e com exercícios diversificados, o treino funcional pode ser executado de forma bastante intensa, proporcionando um ganho de condicionamento físico muito maior e mais rápido, porém respeitando a individualidade de cada um, tendo a progressão de acordo com a dificuldade dos exercícios. Quando o treino acontece em circuito, o ganho cardiovascular é maior ainda, já que as pausas são menores. O treinamento funcional também pode ser realizado por pessoas que estão saindo de reabilitação física ou tem dificuldades em realizar movimentos do cotidiano, pois os exercícios de mobilidade articular os ajudam a potencializar a recuperação do arco de movimento trazendo assim uma melhor qualidade de vida.
Realizar o funcional na areia, por exemplo, apresenta algumas possibilidades bem interessantes. O piso irregular estimula o corpo a ter mais propriocepção, exigindo mais esforço físico para executar todos os movimentos, aumentando assim a ativação muscular e reduzindo os riscos de lesão articular decorrentes de torções.
A areia por si só já traz uma dificuldade muito mais elevada que um piso regular, por isso ela é indicada quando você quer implementar mais intensidade.
O funcional melhora a condição cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a coordenação motora e o aprimoramento da propriocepção e do equilíbrio, gerando assim uma economia de movimento, que proporciona mais facilidade em realizar atividades físicas no dia a dia e até mesmo um menor gasto energético para realizar um gesto motor esportivo.
Para os atletas que querem melhorar o desempenho
O seu objetivo é construir cada vez mais resistência? Se você está treinando para uma maratona, triatlo ou outra competição que exija um grande esforço, com certeza, o treino funcional veio para somar na sua preparação.
Para permanecer mais tempo resistente em uma corrida, exercícios em alta intensidade ajudam a impulsionar seu condicionamento. Atletas que querem realmente elevar sua resistência até o topo devem treinar com pouco ou praticamente nenhum descanso entre as rodadas e com velocidade.
Imagine você em uma corrida produzindo 100 watts de potência, por passada, durante 1 hora, para deslocar seu corpo a frente à 10 km/h. Agora imagine você após um período de treinamento de força passando a produzir 150 watts de potência com a mesma dificuldade de quando produzia 100 watts? De fato iria conseguir correr mais rápido com o mesmo ou até menos esforço físico.
Muitas vezes os atletas vão procurar diversos exercícios para melhorar a sua aptidão funcional, quando tudo o que têm a fazer é trabalhar em cenários mais próximos da sua realidade. Com o treinamento funcional você vai evoluir o seu desempenho de forma muito mais rápida, além de minimizar os riscos de lesões!