Dicas para variar o treino indo do asfalto para a areia!
Você sabe correr na areia? Talvez já seja do seu conhecimento que os treinos na areia fofa melhoram sua resistência e musculatura. Nós corredores treinamos no asfalto, na esteira, na trilha, na montanha, mas quando chega a hora de encarar um trecho na areia, pode não ser tão fácil quanto você imagina, se você estiver despreparado.
No último dia 08 de abril aconteceu em Floripa, o Revezamento Volta à Ilha, e alguns trechos incluíam correr na areia. Há diversas outras provas no Brasil que também exigem isso dos atletas. Afinal , você sabe qual a melhor maneira de correr na areia?
Perto da água ou na areia fofa?
Quando você se depara com o trecho da praia, pode surgir a dúvida de qual faixa de areia é a mais indicada para você correr. Correndo mais próximo à agua você pode molhar o tênis (pé molhado significa mais chances de bolhas), afundar o pé ou até ser atingido por uma onda.
Correndo na areia fofa, seu pé afunda mais, conforme o seu peso isso pode exigir de você um esforço ainda maior durante a prova. Fazendo mais força, você rende menos!
A melhor opção é a faixa de areia que fica entre a areia molhada e a areia fofa. Apesar de ser um piso irregular que faz com que você corra inclinado e acabe forçando muito os joelhos e tornozelos, dentre todas as opções ainda é a melhor.
5 dicas essenciais para quem quer correr na areia:
> A principal diferença de correr na areia é o impacto. Toda vez que você pisa na areia não tem uma superfície estável. Esta dificuldade em se manter equilibrado é que vai gerar um uso maior de força, então invista na preparação.
> O ideal é que você sempre corra de tênis, porque você já está acostumado. Deixe um par de tênis só para as corridas na praia, assim não vai se preocupar em tirar a areia para o próximo treino no asfalto.
> Correr descalço não é proibido, inclusive pode deixar seus pés mais fortes. O problema está na limpeza das praias, muitas vezes você pode se machucar ou cortar o pé e ter que interromper seus treinos.
> Diminua o ritmo, você não está no piso habitual de treino. Vá mais devagar e não exagere na intensidade das passadas, para evitar lesões e para que você consiga completar o treino proposto.
> Na areia você vai ter que fazer um esforço maior da região abdominal pra conseguir se manter ereto, já que este tipo de superfície te joga para os lados, então alie um fortalecimento desta região aos seus treinos.
Se você está animado para correr na praia, ou vai participar de alguma prova que exija o pé na areia, converse com sua assessoria esportiva para montar um planejamento ideal que vai te ajudar a ter o melhor desempenho neste tipo de superfície.