Para um atleta muitas vezes o fato de ter que parar de treinar pode ser muito mais doloroso do que a própria lesão. Nem sempre o melhor jeito para se recuperar de uma lesão significa ficar parado.  Treinar de forma um pouco mais leve pode ajudar a acelerar o processo de recuperação e fazer com que você volte a correr o mais rápido possível.

O primeiro passo, sempre, é procurar um médico e sabe que tipo de lesão você tem, qual o melhor tratamento e se ela vai exigir que você pare. Geralmente em casos de fratura ou lesões que alteram a passada do corredor é recomendável o descanso completo. Mas em alguns casos, médicos dizem que seguir treinando pode ajudar na regeneração, porque enquanto você corre, mesmo que de forma mais leve, direciona o fluxo sangüíneo para área lesionada.

Separamos 5 dicas rápidas para você acelerar a sua recuperação.

1. Não deixe a dor te vencer

Sabemos que muitas vezes as dores causadas por uma lesão podem ser a pior parte, e acabar com atividades normais da gente como dormir ou trabalhar. E nestas horas as pessoas costuma recorrer rapidamente aos remédios, principalmente os antiinflamatórios. Os antiinflamatórios não-esteróides  (os mais comuns são a aspirina, o ibuprofeno (Advil) e naproxeno sódico) são freqüentemente usados por pessoas com lesões. Esses antiinflamatórios são usados para controlar a inflamação imediata depois de uma lesão, ou para controlar inflamação crônica. Limite o uso de antiinflamatórios a momentos de dor crônica para não sobrecarregar seus rins e nunca tome sem prescrição médica por mais fácil que seja comprá-los nas farmácias.

2. Nutrição é essencial

Já que você vai ficar parado, melhor cortar drasticamente os alimentos e adotar uma dieta de baixa caloria certo? Errado! Com certeza você deve evitar todo e qualquer tipo de exagero durante o tempo lesionado, mas seu corpo vai precisar de energias para se recuperar, principalmente as decorrentes das proteínas, por isso não pare de comer nenhum grupo alimentar. É comum que o fato de não poder treinar aumente sua ansiedade, então cuide para não cair nas tentações das guloseimas, lembre-se que você vai querer se recuperar apenas da lesão e não de nenhum estrago a mais que você possa causar através da alimentação.

3. Alongamento sempre

Não subestime o poder do alongamento. Um músculo alongado tem um metabolismo melhor, podendo assim absorver mais nutrientes do sangue e se regenerar mais rápido. E não para por aí, o alongamento também ajuda a desenvolver os músculos. É um jeito relaxante de manter os músculos macios e firmes, mesmo quando eles não estão sendo exercitados. Mas não espere até que tenha uma lesão para começar a se alongar regularmente. Ao tornar o alongamento uma parte ativa e regular do seu aquecimento, você pode reduzir os riscos de lesão e não ter que passar por isso.

4.  Cuide do psicológico

O treinamento psicológico também pode melhorar muito a lesão.  Especialistas dizem que o atleta que visualiza a sua recuperação e não deixa de pensar em suas metas e nas competições que quer participar no futuro, consegue ajudar os processos fisiológicos que levam à recuperação. É muito importante que nestes momentos você nem pense em desistir, a hora é de ser mais forte e de encarar a lesão como mais uma barreira que você vai superar. Busque ajuda profissional, faça tudo que estiver ao seu alcance, trabalhe firme para se recuperar e em pouco tempo você vai estar de volta, sem nenhum prejuízo.

5. Alive o estresse

Ioga, meditação, pilates tudo vale na hora de você substituir a falta da endorfina. Se o seu tipo de lesão permitir faça caminhadas leves, quem sabe até uma trilha. O importante é que você alivie o estresse de alguma forma. Reduza os pensamentos negativos, trabalhe sua respiração, se envolva em outros projetos. Para quem treina com uma assessoria esportiva e está acostumado aos treinos semanais em horários certos, siga indo. Além de não quebrar a sua rotina daquele horário, a convivência com seu grupo de amigos e com o treinador pode ser fundamental para que você se recupere bem mais rápido.

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos