Você dificilmente conseguirá fazer algo novo em sua vida e persistir sem que isso vire um hábito. Isso vale desde a uma mudança na rotina alimentar até começar a correr por exemplo. Os hábitos são os mecanismos da mente que nos ajudam a realizar desde tarefas simples e diárias como escovar os dentes e tomar banho, até metas mais grandiosas como correr uma maratona ou emagrecer. Desenvolver bons hábitos é fundamental para que você tenha sucesso na hora de começar qualquer coisa.
Hábitos são pequenos ajustes no jeito de pensar e agir, que podem levar à conclusão de tarefas importantes que de outra forma seriam deixadas para “amanhã”. Por isso o cérebro reluta tanto na formação de um hábito, afinal é mais uma coisa para pensar. E é por isso também que a maioria das pessoas cai logo no primeiro obstáculo, e se tornam incapazes de transformar boas intenções em bons hábitos.
Uma atividade nova provoca uma verdadeira revolução nos pensamentos, e a motivação vai ser essencial para que você consiga mantê-la em sua rotina por muito tempo. Para te ajudar neste processo, hoje nós vamos detalhar como ele acontece, para que você entenda o que se passa no seu cérebro e no seu corpo e saiba qual a melhor forma de adquirir um novo hábito em sua vida!
O começo empolgante
Todo começo é muito bom. Funciona mais ou menos assim: algo despertou seu interesse, e uma força maior fez você sair da inércia e começar uma atividade nova. Os primeiros dias serão ótimos, mas essa empolgação tende a passar. É muito importante ser realista. Não tente fazer tudo de uma vez, concentre-se nos pequenos passos e divida esta formação em etapas. Faça pequenas alterações em seu estilo de vida e vá se acostumando a este hábito até que ele se torne uma parte normal do seu dia a dia, em vez de uma obrigação.
As lutas diárias
Conforme o tempo vai passando, a inspiração e a empolgação dão lugar aos questionamentos. Nesta fase você começa a se perguntar se tudo está valendo a pena. Quer um exemplo? Você decidiu começar a correr todos os dias logo depois que chega do trabalho e está há duas ou três semanas acompanhando e cumprindo os treinos semanais da sua planilha de corrida. De repente você começa se questionar se vai valer a pena, se este tempo em que você poderia estar em casa descansando ou com a família não é mais importante, se a corrida vai te levar a algum lugar. Persista! Saiba que mais importante do que qualquer motivação ou hábitos do passado, a decepção pode acabar com você. Ao desistir você vai se sentir uma pessoa mais fraca e isso deve ser combatido sempre! Quando os questionamentos vierem, não pense, apenas siga correndo.
O progresso
Qualquer bom hábito vai te fazer sentir cada vez melhor. Depois dos primeiros meses você vai começar a notar avanços e a sua empolgação tende a voltar. Com as vitórias, os novos hábitos começam a se tornar parte da nossa rotina diária e não mais uma luta ou obrigação. Se você chegou até aqui, agora só precisa se preparar para retrocessos e interrupções. Lembre-se que a vida segue, você ainda vai ter problemas familiares, férias, viagens programadas, épocas de felicidade e de tristeza, de empolgação e de desânimo. Não se preocupe, vai ser normal que mesmo depois de 3 ou 4 meses persistindo no hábito, você seja obrigado a ficar uma semana sem treinar ou sem uma alimentação correta. Apenas trabalhe seu pensamento para não enxergar isso como o fim, mas sim como uma pequena pausa que você será plenamente capaz de recuperar no dia seguinte. Tenha coragem em todos os momentos!
Quer começar um novo hábito?
Você sabia que está acontecendo a Jornada dos 5K aqui no site da GPA? Um programa de 12 semanas que vai fazer você começar a correr, mais do que isso, seguindo a jornada você vai conseguir ir do sedentarismo aos primeiros 5km correndo!
[ale_button url=”https://gpa.esp.br/tag/jornada-dos-5k/” style=”orange” size=”medium” type=”round” target=”_blank”] Clique aqui para participar da Jornada dos 5K [/ale_button]