Corra para se manter jovem!

“Corra para ficar jovem”, de acordo com pesquisas recentes publicadas na revista PLOS One. Segundo pesquisadores do Colorado e Humboldt ( Universidade do Colorado e Universidade Estadual de Humboldt ), a prática de corrida regular pode contribuir para manter a eficiência muscular do corpo por mais tempo. No estudo, corredores com idade média de 65 anos estavam com o organismo no mesmo nível de 20 anos de idade.

O estudo

Foram pesquisados trinta voluntários adultos saudáveis (cerca de 69 anos) que caminharam ou correram regularmente. Os participantes caminharam em uma esteira com diferentes velocidades, enquanto a produção e o consumo de oxigênio e dióxido de carbono foram medidos.

Os corredores foram 10% mais eficientes que os caminhantes, registrando custos metabólicos semelhantes aos dos 20 anos de idade. E o que é o custo metabólico? É a quantidade de energia necessária para que o corpo se mova. Neste estudo, particularmente, o alto custo metabólico significa que a caminhada, em proporção, foi mais difícil e trabalhosa – a diminuição da capacidade de caminhar é um fator determinante para as causas da doença nos idosos.

Resultados

A conclusão do estudo é encorajadora para aqueles que costumam correr. Aqueles que praticam este esporte pelo menos 3 vezes por semana, durante 30 minutos, foram menos propensos a expressar as diminuições físicas que a idade avançada causou do que aqueles que optaram pela caminhada.

Mas, então, os corredores são mais eficientes com o avanço da idade? Aparentemente sim. De acordo com os pesquisadores, isso tem a ver com a força motriz da célula, as mitocôndrias. Evidências sugerem que aqueles que exercem exercícios mais vigorosos são aqueles que têm mitocôndrias mais saudáveis em suas células musculares. Isso torna o corpo mais eficiente durante o exercício e diminui o custo metabólico. Então, em termos de eficiência, a execução garante um corpo jovem – mesmo na velhice.

Corra!

Os pesquisadores argumentam que esse resultado é devido a dois motivos: os corredores têm maior eficiência muscular em relação aos caminhantes e um exercício mais vigoroso pode realmente deixar o corpo melhor preparado ao longo dos anos.

Mas isso não significa que a caminhada não traz benefícios para a saúde. Os benefícios da caminhada são muitos, como o menor risco de doenças crônicas do coração, além de ser um grande aliado na luta contra a depressão.

Outros estudos devem ser realizados para entender a relação entre o exercício aeróbio e os efeitos da idade no corpo para descobrir qual a intensidade do limiar é necessária para evitar o declínio natural que a idade faz na capacidade de caminhar. Mas, em caso de dúvida, corre para ficar mais jovem!

Fonte: Ativo Chile

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos