Na noite que antecede a prova para a qual você vem se preparando há meses, o sono some e você fica virando pra lá e pra cá na cama. Tudo bem pode se tranquilizar, essa noite mal dormida não vai te prejudicar tanto quanto você pensa!
É o sono duas noites antes do dia da corrida que realmente importa. Acredite nisso, e você se sentirá realmente melhor durante esse tempo supostamente crítico. Os atletas devem lembrar que o sono consistente e adequado que tiveram durante todo tempo de treinamento, é muito mais importante do que a angústia de uma noite ruim isolada próximo da prova. Não está tudo perdido se um atleta tiver uma noite difícil mesmo antes da competição.
Veja como adormecer melhor e, se tiver insônia, o que fazer para maximizar seu potencial de desempenho:
Aprenda a dormir em qualquer situação:
Praticar o sono em situações difíceis nas semanas anteriores ao dia da corrida pode te ajudar. Tente dormir em um avião ou em uma viagem de carro, cochile enquanto ainda tem luz no seu quarto, incorpore sons no seu sono, como de um ventilador. Quanto melhor você se adaptar a essas condições desafiadoras para o sono , mais chances você terá de superar o nervosismo para descansar bem no dia que antecede a prova.
Durma na hora que tiver sono:
Trate a noite antes da corrida como qualquer outra noite, não comece a ficar ansioso antes mesmo do dia chegar. Muitas vezes os atletas dizem: “Amanhã quero estar bem, vou pra cama mais cedo!”. Bom, o mais importante aqui é saber se você está indo para cama porque está com sono ou porque acha que precisa dormir naquela hora. É mais provável que você não durma e fique pensando em mil coisas. Assim que o primeiro sinal de sono aparecer, vá se deitar, as chances de você dormir mais fácil aumentam muito.
Descansar também conta:
Não é porque você está deitado e não está dormindo que não significa que seu corpo não está descansando. Mesmo que você esteja sem sono, o tempo na cama, pode ser recuperador e contar muito no dia seguinte. Caso a ansiedade por não dormir esteja atrapalhando muito, comece a mentalizar momentos bons que você vai viver na prova.
Não use medicamentos:
Por mais que seja tentador, não existem medicamentos que façam você dormir e não prejudiquem seu desempenho depois. A maioria dos remédios que provoca sonolência tem um efeito mais longo e isso pode ser um verdadeiro desastre. Medite, leia, respire, faça qualquer coisa para buscar sua paz de espírito, mas não tome medicamentos para dormir antes de um dia de prova.