Dieta e Corrida – Essa combinação funciona?

Dieta e Corrida – Essa combinação funciona?

Quando alguém quer perder peso, rapidamente se pensa em duas maneiras: corrida e dieta. Apesar desta combinação ser perfeitamente possível e muito eficiente, é preciso levar em consideração alguns fatores para que se consiga alcançar este objetivo com sucesso.

Isso porque a maioria das dietas anda de mãos dadas com uma redução de calorias e carboidratos, que são o combustível preferido do corpo para correr. Muitos atletas, pouco depois de iniciar uma dieta, experimentam uma queda no desempenho, produto do declínio nos níveis de energia e uma recuperação mais lenta após o treinamento .

Corrida e dieta: para ter em mente

Por esta razão, é muito importante dizer ao seu nutricionista sobre a atividade física que você está fazendo ou pretende fazer, que é a corrida, para que ele ou ela possam levar esta informação em consideração ao preparar sua dieta.

Mas calma, mesmo assim é possível perder peso mesmo fornecendo o combustível necessário para seu corpo e conseguir correr bem e cumprir seus treinos.

Evite o açúcar e carboidratos extras

Embora os carboidratos sejam o combustível essencial do corredor, muitos excedem seu consumo. É conveniente controlá-lo e reduzir o consumo de açúcar. Por exemplo, você pode suprimir a sobremesa de suas refeições, parar de beber refrigerantes e evitar alimentos com muitos carboidratos e pobres em nutrientes, como biscoitos ou pão.

Coma mais frutas e vegetais

É o conselho de uma avó, ou uma mãe insistente, mas (ou precisamente por isso) é muito útil. Você pode misturar os vegetais em suas refeições, preparar saladas ou cozinhá-las. A sobremesa que você deixou de comer no conselho anterior, você pode substituí-la por uma fruta.

Coma comida “real”

Tente comer mais alimentos ricos em nutrientes e limite os alimentos processados. A lista de alimentos “reais” inclui alguns tipos de carne, vegetais, frutas, nozes e grãos.

pense estrategicamente

Muitos corredores estão constantemente pensando sobre a sobrecarga de carboidratos, mas o ideal é pensar estrategicamente para ingerir o que você precisa e quando você precisa disso. Se você estiver com pouca força, reduza os carboidratos. Antes de treinar ou antes de provas, a ingestão deve aumentar.

O mais importante quando o seu objetivo é correr para perda de peso é ter em mente que você deve evitar:

  • fazer dietas malucas e extremamente restritivas
  • deixar de comer algum grupo alimentar
  • usar qualquer tipo de suplemento ou emagrecedor sem orientação médica ou nutricional
  • respeitar os seus limites, não tente treinar mais do que o planejado.
  • sair do sedentarismo, o fato de você não estar mais parado pode te ajudar muito, se hoje você não consegue correr nem poucos metros, comece caminhando, e saiba que você vai evoluir.
  • calma e persistência, você levou tempo para ganhar peso e com certeza, vai levar mais tempo ainda para perder, mas o importante é não desistir, nem querer resultados rápidos e não duradouros.
  • se apaixonar pela corrida é o melhor que você pode fazer, com o tempo essa atividade física vai ser tão parte da sua rotina, que você não vai mais nem pensar ou contar calorias.

Seguindo todas essas dicas e tomando os cuidados necessários na alimentação, a combinação de corrida e dieta pode ser muito mais poderosa do que você imagina. Vamos começar?

Por Janaina Porto Alegre

Pós Graduada em Nutrição Esportiva e Clínica Funcional

Experiência clínica com atletas da Elite e Amadores

Nutricionista – CRN 3611

Triathleta e Maratonista

Instagram @janainaportoalegre

Entre em contato com a gente e venha correr com a GPA!

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos