Como você pode melhorar o seu foco na corrida mesmo quando as condições não são favoráveis?
Um dos acontecimentos mais comuns para um corredor é perder o foco quando está se preparando para uma prova ou quando atinge certo nível de treino. Isso acontece justamente quando os treinos começam a ficar mais puxados e a exigir mais do atleta. É muito comum nestes casos, que qualquer coisa acabe com o seu foco.
É o sol que está ficando mais quente, o vento que está ficando mais frio, o trânsito que te atrapalha e até os outros corredores te ultrapassando, qualquer coisa vira motivo para você desviar a atenção do que realmente importa: o seu treino, a sua performance e a sua evolução!
Mantendo a motivação
Manter-se motivado é como qualquer outro hábito diário que você tem, assim como tomar banho, escovar os dentes, se alimentar, estar motivado não dura para sempre e é preciso um trabalho diário para isso. Esta é a primeira dica, estar desanimado pode ser mais normal do que você pensa, e todo mundo terá seus dias ruins. O sucesso vem para quem saber driblar esses dias e consegue superá-los.
Não pare!
Qualquer pessoa já passou pelo momento de ter seu foco desviado depois de uma pausa. Você está lá por horas produzindo seja o que for, e de repente resolve parar ou é interrompido por qualquer motivo. Raramente você consegue voltar ao que estava fazendo com o mesmo nível de atenção. Assim funciona também com a corrida, evite pausas longas em seus treinos e não deixe de treinar. Férias e pausas são saudáveis, o que estamos falando aqui é de corredores que param 2 ou 3 meses de treinar e acabam sofrendo as consequências desta pausa quando precisam adquirir o hábito novamente!
Foco em você
Esqueça o sol, o frio, as pessoas, o foco é em você. Durante a corrida preste atenção na sua respiração, na sua passada, no seu ritmo. Isso te conecta ao seu treino e a sua concentração aumenta. Em pouco tempo você vai começar a ver que tudo está fluindo naturalmente e vai ficando cada vez mais fácil realizar seus treinos diários.
Divirta-se!
Uma das frases mais famosas aqui na GPA, e que todos alunos recebem em suas planilhas nos dias de provas é essa: divirta-se! Você treinou, se preparou, conhece seus limites, mas nada deve ser mais importante do que você viver a corrida de forma prazerosa. É essa alegria ao treinar que vai fazer com que você se mantenha ativo por muito mais tempo. A sensação final e as lembranças devem sempre ser as melhores possíveis.
Dicas Rápidas
- Não se cobre, saia para correr. Sem compromisso com pace ou distância, apenas corra.
- Invista em novos acessórios: compre uma roupa de corrida, um tênis novo.
- De vez em quando vale a pena correr sem uma meta, correr só para ser feliz!
- Use sua imaginação e faça um treino divertido e relaxante.
- Não imponha um ritmo tão acelerado, ainda mais se estiver começando.
- Aprenda e reconhecer os sinas de cansaço que seu corpo te dá.
- Estipule pequenas metas que te ajudem a alcançar uma meta maior.
- Motive-se criando recompensas
- Se você já não sente razão em correr, corra por uma causa!