A corrida é um dos esportes mais praticados em todo planeta, além dos vários benefícios físicos oferecidos, este esporte, também, pode funcionar como uma importante ferramenta de autoconhecimento e colaborar para o fortalecimento psicológico dos corredores.
Selecionamos alguns fatores que mostram como a corrida pode ser uma grande aliada para a mente.
1- Gera autoconhecimento
Segundo especialistas, a corrida é um esporte que gera o autoconhecimento. O momento do treino pode funcionar, também, como um momento de reflexão e organização de ideias. Isso porque se trata de um esporte contínuo, o qual, a maioria das pessoas praticam sozinhas, permitindo que o focado esteja presente apenas nas passadas e em seus próprios pensamentos.
2- Dosar a competitividade
Saber dosar a competitividade é indispensável para superar os limites sem ocasionar ansiedade e problemas interpessoais. Quando a competitividade é sadia, é direcionada à treinos, dedicação, alimentação saudável, entre outros fatores que podem auxiliar na melhoria da performance durante as provas.
3- Desenvolve a capacidade de lidar com os problemas
É muito comum sentir dores e desgastes físicos durante treinos e provas. Porém, saber lidar com esses problemas e transformá-los em motivação para finalizar uma competição ou um determinado tempo/distância de treino é desenvolver a resiliência. A resiliência é indispensável em vários outros campos da vida e pode gerar boa mudanças profissionais e pessoais.
4- Ensina sobre humildade
Todo corredor está suscetível à dificuldades e saber enfrentá-las com humildade faz parte do desenvolvimento de um bom corredor. Por isso, os tombos durantes os treinos devem ser vistos como lições e sinais para se realizar mudanças no modo de comportamento no esporte. Além disso, não conseguir bater metas estabelecidas, também, deve servir para se repensar o treino a forma como está sendo realizado sempre com motivação para continuar e melhorar mais ainda.