Treinamento em altitude: como funciona e quais os benefícios?

Treinamento em altitude: como funciona e quais os benefícios?

O treinamento em altitude é muito utilizado para a preparação do atleta para corridas de longas distâncias. Alguns estudos comprovam que treinar em altitudes a partir de 1.200 metros auxilia no aumento de performance do atleta seja ele amador ou de elite. Em vista disso, vários procedimentos são realizados em busca de simular treinos em altitudes elevadas, para isso, são utilizadas câmaras hiperbáricas, máscaras hipóxicas, entre outros.

 

Conheça um pouco mais sobre como funciona e os benefícios proporcionados pelos treinos em altitudes elevadas.

 

Por que treinar em altitude elevada melhora a performance?

Em altitudes elevadas pressão e densidade do ar são reduzidas resultando, consequentemente, na alteração no ritmo cardíaco e na diminuição da pressão parcial de oxigênio. Em vista disso, o organismo do corredor passa a produzir mais hemácias (glóbulos vermelhos) para ajudar na distribuição do oxigênio pelo corpo, pois quanto maior o número de hemácias, maior é a capacidade de transporte de oxigênio pelo corpo. Por esse motivo, a capacidade respiratória do atleta melhora bastante.

 

Quais cuidados devo ter ao treinar em altitudes?

São necessários alguns cuidados para que o corpo possa se adaptar às novas condições de treino. Para isso, são necessários alguns dias de aclimatização e de realização de treinos mais suaves. Durante esse processo, o corpo procura compensar os efeitos negativos da altitude e ocorre o aumento da produção de eritropoietina endógena (hormônio EPO). Esse é o hormônio responsável pelo estímulo de produção de glóbulos vermelhos através da medula óssea.

Além da adaptação, o atleta deve realizar esse treinamento no período máximo de 21 dias, para dessa forma, diminuir os riscos de haver algum efeito negativo posteriormente. Também, é importante sempre manter controle sobre a evolução do pulso em estado de repouso, durante e após o esforço físico para observar o desempenho e adaptação do atleta.

 

Posso realizar esse tipo de treinamento sozinho?

É indicado que o treinamento em altitude seja sempre supervisionado, pois cada corpo reage de forma diferente à exposição e realização do exercício em altitudes elevadas. Além disso, todo o conteúdo de treinamento como carga, quantidade, exercícios, entre outros, também, deve ser passado por um profissional para que não ocorra problemas de descondicionamento com o atleta.

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos