Não encontrar tempo para se exercitar pode parecer um problema simples, desses que você pode ir protelando até conseguir resolver. Isso está errado, não ter tempo para atividade física pode ser muito mais perigoso do que você imagina. Os perigos, lógico, são para a sua saúde. Já existem estudos médicos hoje que apontam que o sedentarismo é a causa responsável de 1 em cada 10 mortes causadas por infarto, AVC, diabetes ou câncer.

Você sabe o que realmente significa sedentarismo?

Conceitos acadêmicos dizem que um ser sedentário é alguém que gasta menos de 2200 calorias por semana ou que pratica menos de 10 minutos de algum esforço físico por dia (andar ou subir escadas por exemplo). Mas como essas variáveis são muito baixas, de acordo com a OMS, existem três perfis físicos: ativos, que se exercitam mais de três vezes por semana; pouco ativos, que praticam atividade física até três vezes; e sedentários, que se movimentam menos de três vezes em uma semana. Os dados apontam que 70% das pessoas se enquadram na terceira categoria. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde mostrou que metade da população é sedentária – e aquele futebol de domingo ou passeio com as amigas na beira-mar não exclui você dessa lista.

Isso porque o sedentarismo deixou de ser simplesmente um problema da modernidade para virar um problema de saúde pública. Combatê-lo é primordial para diminuir a incidência de diversas doenças. Então nem sempre uma pessoa que pratica algumas atividade física no dia como carregar sacolas, subir uma escada ou ir até a praça a pé, pode ser considerada não sedentária.

Atividade Física Estruturada x Atividade Física Não Estruturada

Você já parou pra pensar no exemplo do carteiro? Ele caminha o dia inteiro, mesmo assim nem todo carteiro está 100% em forma. Isso porque o caminhar dele não pode ser considerado um treino, não está estruturado.

Atividade física não estruturada é tudo que fazemos durante o dia sem perceber:

  • Caminhar até o restaurante na hora do almoço.
  • Subir uma escada.
  • Carregar compras do supermercado até em casa.
  • Passear com o cachorro.
  • Jogar videogames que exigem movimento corporal.

Já a atividade física estruturada é toda aquela que é planejada, constante, com repetições e que melhora e evolui nossas aptidões físicas e nosso condicionamento físico.  Como por exemplo:

  • Correr
  • Caminhar
  • Nadar
  • Andar de Bicicleta

Para os sedentários, praticar atividade física não estruturada já é transformador, inclusive a troca de pequenos hábitos como usar menos o elevador e o carro podem ajudar bastante, principalmente para quem é um inativo físico. Mas o mais recomendado é que se você é sedentário, comece a praticar pelo menos 15 minutos diários de uma atividade física estruturada.

Então vamos sair do sedentarismo?

Não vai ser fácil, mas vai se tornar cada vez mais prazeroso. Nós separamos algumas instruções que podem te ajudar:

  • Planejamento é a chave do sucesso sempre! Você vai precisar praticar pelo menos 150 minutos de atividades aeróbicas ao longo de uma semana para sair da zona do sedentarismo. Dá pra dividir estas horas ao longo de 5 dias (30 minutos por dia) ou em 3 dias (50 minutos por dia). De uma forma ou de outra, você vai precisar se planejar para poder cumprir esta meta. Aquelas semanas que você sabe que não vai sobrar tempo, tente fazer os 150 minutos logo no começo da semana para poder não praticar nos outros dias sem problema nenhum.

 

  • Vença as dificuldades! Você está sem tempo para se exercitar? Comece a fazer isso na hora em que der e como puder. Hoje em dia existem muitas assessorias online que podem te passar treinos para serem realizados na hora que você puder. Correr é uma atividade que pode ser feita na rua, o treinamento funcional também vai te exigir pouco espaço e um curto tempo. Apenas não deixe de fazer!

 

  • Vai caminhando! Se não deu mesmo pra treinar, caminhe. Se você conseguir dar de 7500 a 10 mil passos por dia, já está fora do sedentarismo. Então se tudo atrapalhou naquele dia e o treino não vai poder ser feito,  se locomova o máximo que puder caminhando, isso vai te ajudar a cumprir a meta do dia.

 

  • Menos tempo sentado! Circule pelo seu local de trabalho, faça pequenas pausas e se mantenha em movimento mesmo dentro do escritório. Isso ajuda na circulação e te faz acumular passos ao longo do dia.

 

  • Seja persistente! Você vai precisar de no mínimo 3 meses com repetições diárias para adquirir um hábito. E no começo o seu corpo vai querer dizer não. Não dê ouvidos a ele. Persista nos primeiros dias, e veja ficar mais fácil a cada semana, depois de 90 dias o hábito de treinar estará formado dentro de você!

 

  • Comemore! Você não precisa sair contando pra todo mundo a cada 100 metros que conseguiu correr a mais naquele dia, mas não esqueça que essa pequena vitória pode representar muito no seu grande objetivo. Então comemore sim, cada pequena vitória, vibre com sua evolução e guarde estes registros na memória para usar mais tarde.

 

E aí, já se sente pronto para deixar de ser sedentário? Não se preocupe, pois não é preciso se tornar um atleta da noite para o dia. Algumas mudanças na rotina e nos hábitos diários farão uma diferença incrível na sua qualidade de vida e saúde!

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos