A corrida em escadas pode ser uma forte aliada para quem quer melhorar o condicionamento físico. Esse tipo de treino está bastante em alta e oferece vários benefícios como melhorias na saúde cardiovascular e fortalecimento dos músculos, auxiliando, dessa forma, no condicionamento físico do corredor.
Conheça a seguir alguns benefícios que a corrida em escadarias pode proporcionar:
1- Melhora do condicionamento cardiovascular e aeróbico
Correr em escadas é considerado um ótimo exercício para fortalecer o coração e os pulmões. Durante parte desse tipo de corrida os batimentos cardíacos são elevados e o pulmão trabalha atingindo quase sua máxima capacidade. Porém, através da prática do exercício é possível reduzir os níveis de pressão arterial, diminuir o colesterol presente no sangue e, além disso, reduzir o risco de diabetes tipo 2.
2- Auxilia na redução de peso
Devido a alta intensidade da atividade a corrida em escadas aumenta o gasto calórico e queima gordura. Ao longo do exercício o ritmo dos batimentos cardíacos aumenta e os músculos são mais trabalhados exigindo, dessa maneira, um consumo maior de oxigênio acelerando metabolismo do corredor. No entanto, para que o exercício ofereça a perda de peso desejada é preciso aliá-lo à uma dieta balanceada para que as calorias consumidas sejam menores que o número de calorias queimadas durante pratica.
3- Ganho de força nos membros inferiores
Durante a prática da corrida em escadas, os quadris, quadríceps e os glúteos são os músculos mais trabalhados. Por essa razão o exercício proporciona o fortalecimento das pernas e glúteos. Para corredores, o fortalecimento desses músculos é essencial para um bom desempenho, pois são extremamente importantes para a execução dos movimentos da corrida.
Alguns cuidados para a prática
Agora que você já conhece os benefícios que correr em escadas pode proporcionar, vamos falar sobre alguns cuidados que se deve ter para iniciar a prática.
- use tênis apropriado;
- tome cuidado ao subir e ao descer as escadas;
- cuide com o nível de esforço;
- modere o impacto para não causar lesões nas articulações;
- faça intervalos de no mínimo dois minutos para descanso entre as séries;
- consulte um médico antes de iniciar a pratica o exercício.