Não apenas de treinos de corrida deve viver um corredor. Se o seu objetivo é aumentar a performance, saiba que investir em outras modalidades pode colaborar bastante para você alcançar essa meta. Praticar diferentes tipos de atividades ajuda na melhora do condicionamento físico e ainda possibilita uma “folga” ao corpo, já que os músculos e articulações serão trabalhados de outra forma.
Uma das melhores opções para os corredores é a natação. O treino na piscina colabora para o fortalecimento do corpo inteiro, auxilia na recuperação dos músculos e ainda contribui para o aumento da resistência aeróbica. Quer conhecer os melhor motivos que fazer da natação uma ótima opção para complementar seus treinos? Continue acompanhando o nosso post:
Quais os principais benefícios?
Tanto a natação quanto a corrida possui como principal fonte de energia o oxigênio. A natação ajuda no desenvolvimento do condicionamento cardiorrespiratório, colaborando diretamente para o ganho de resistência aeróbica. Outro benefício da natação é que ela causa pouco impacto, assim, o risco de lesão é bem baixo.
Além disso, a água contribui para a quebra da tensão muscular e possui efeito massageador, ajudando na recuperação dos treinos de corrida. A natação também garante o fortalecimento muscular, contribuindo para o corredor evoluir ainda mais nas pistas. Além das pernas, a natação trabalha braços, costas e abdômen, regiões fundamentais para melhorar a biomecânica e a postura durante a corrida.
Como incluir na rotina de treinos?
Para conseguir assimilar todos os benefícios oferecidos pela natação, os corredores podem realizar duas sessões semanais de treinos na piscina. Lembrando que cada sessão deve durar de 45 minutos a uma hora. Para corredores que costumam fazer treinos longos nos finais de semana, incluir o treino de piscina logo no início da semana é uma excelente opção, já que irá contribuir para a recuperação muscular de maneira ativa.
Por ser um um esporte de pouco impacto, a natação contribui também com corredores que estejam lesionados e impossibilitados de realizarem os treinos de corrida. Para isso, a natação pode ser utilizada como treino até que o atleta possa voltar às pistas, dessa maneira, ele não perderá o condicionamento.
Posso substituir a musculação pela natação?
Ainda que a natação trabalhe com a musculatura do corpo inteiro, não é indicado trocar a musculação pelo treino na piscina. Isso porque o foco de cada atividade é diferente, mesmo para os corredores que nadam, os exercícios de força permanecem sendo fundamentais para proteger o corpo do impacto causado pelas passadas.