Uma grande preocupação da maioria dos corredores é com a saúde dos joelhos. Realmente, corredores são mais suscetíveis a desenvolverem algum tipo de problema no joelho, um dos mais comuns é o “joelho do corredor” , uma inflamação da cartilagem sob a rótula. No entanto, estudos recentes têm apontado que esse tipo de lesão pode ter origem em problemas biomecânicos como quadris e glúteos fracos, ocasionando instabilidade na parte inferior das pernas.
Algumas precauções podem ser tomadas para amenizar as dores na hora do treino ou até mesmo evitar esse tipo de lesão. Listamos aqui algumas dicas e cuidados para manter os joelhos sempre saudáveis e longe das lesões.
Fortaleça o quadril
Os músculos da região do quadril estão diretamente ligados aos joelhos, pois são eles os responsáveis pela estabilização das pernas durante os treinos de corrida. Quando os músculos do quadril estão enfraquecidos, o corredor possui menos controle da perna o que acaba aumentando o risco de lesão. Além disso, um quadril enfraquecido pode sobrecarregar a força dos joelhos, portanto, fortalecer o quadril é proteger os joelhos de riscos de lesões.
Procure assessoria para seu treino
Correr com o acompanhamento de um treinador é pode ser uma boa ideia para evitar lesões no joelho. Alguns estudos mostram que a maioria das lesões causadas nos joelhos ocorrem devido aos treinos sem orientação profissional. A intensidade e a preparação para o treino são instruções que uma equipe de assessoria podem passar de forma adequada.
Não exceda nos treinos
Quando muito forçada as articulações dos joelhos pode acarretar em uma grave lesão. Por isso, é importante dosar o volume de exercícios para não extrapolar a saúde.
Faça exercícios de fortalecimento
O agachamento é um dos exercícios que mais colabora para o fortalecimento das articulações dos joelhos. Além de tudo, os exercícios de agachamento, também, colaboram para o fortalecimento do quadríceps, bíceps e glúteos.
Outro exercício que colabora para o fortalecimento e prevenção das dores nos joelhos é o treinamento com saltos. Os saltos ajudam a ganhar impulso e aumentar o controle dos movimentos. Essas são algumas maneiras de evitar as lesões nos joelhos e ainda aumentar a performance durante os treinos.