Quer saber como a corrida pode melhor cada parte do seu corpo? Então vem com a gente ver os benefícios de correr de A a Z no seu organismo.
Articulações – Torna a cartilagem das articulações mais espessa, protegendo melhor estas regiões tão frágeis.
Cérebro – Aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Problemas como a depressão são caracterizados pela baixa quantidade dessa substância no organismo.
Colesterol – Diminui os níveis de colesterol ruim. Corredores de longas distâncias tem o nível mais alto de HDL, o colesterol bom, encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue, evitando seu depósito nas artérias.
Coração – As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta para garantir o fluxo de sangue para todo o corpo. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio, uma alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo, melhorando a ejeção sanguínea.
Estresse – a corrida libera o hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.
Libido – Após 30 minutos de corrida há um aumento da testosterona (hormônio masculino), que permanece assim por mais uma hora. Nas mulheres aumenta o fluxo dos hormônios relacionados ao desejo, além de melhorar a auto-estima.
Músculos – Ajuda a melhorar a resistência muscular e também a queima de gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.
Ossos – Estimula a formação de massa óssea, aumentando sua densidade, o que evita problemas como a osteoporose.
Peso – a corrida gasta muitas calorias, ajudando a perda ou manutenção do seu peso.
Pressão Arterial – Estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação do sangue. Para diminuir a sua pressão, trabalhe a velocidade em terrenos planos.
Pulmões – aumenta o volume de ar inspirado, melhorando sua capacidade de respiração. A quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico também é maior!
Rins – Com o aumento da circulação há também uma melhora da função renal, responsável por filtrar o sangue e reduzir o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.
Sono – melhora a qualidade de sono e faz o praticante dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.