Se você possui os treinos de corrida como parte da sua rotina com certeza já deve ter sentido dores musculares após a prática do exercício. As dores musculares costumam surgir em até oito horas após o treino e tem seu pico de 24 a 72 horas depois, podendo durar até uma semana, principalmente, nos corredores iniciantes.
Além das dores musculares, outros sintomas podem se manifestar, como perda de mobilidade e espasmos musculares, por exemplo. Essas dores costumam assustar e desestimular os atletas iniciantes na corrida, porém, é os sintomas são comuns em todos corredores. No entanto, é importante saber diferenciar as dores pós- treino de possíveis lesões.
O que é a dor pós- treino?
As dores pós- treino são respostas dos músculos para reparar os danos sofridos durante a atividade. Ao longo do treino são causadas microrrupturas das fibras musculares, as chamadas micro lesões e devido a essas lesões, há uma grande produção de enzimas por nosso organismo. Alguns estudos afirmam que as dores tardias podem ser ocasionadas por efeito do grande aumento do número de enzimas na corrente sanguínea, indicando danos no tecido muscular.
Como prevenir e combater as dores pós treino?
Há uma série de medidas que podem prevenir e diminuir as dores pós- treinos. Porém, é importante lembrar que caso você seja iniciante na corrida, é praticamente impossível não sentir incômodos após o treinamento. Isso ocorre devido ao despreparo da musculatura para esse tipo de atividade, no entanto, é importante insistir no treinamento. Para auxiliar a superar essa etapa, listamos algumas dicas que podem ajudar a prevenir minimizar os incômodos.
- Respeite seus limites: Conhecer seus limites é uma das dicas mais importantes no momento do treino, principalmente, para os iniciantes na corrida. A princípio a planilha de treinamento deve conter apenas treinos de baixa intensidade para que o corpo possa se adaptar à nova rotina.
Além disso, é indispensável a realização de testes físicos e avaliação médica para saber o que o organismo do atleta considera um treino de baixa, média e alta intensidade. Dessa maneira, o educador físico conseguirá montar uma boa planilha de treinamento alternando os treinos em busca da melhoria da performance.
- Procure auxílio de uma assessoria esportiva: Como dito anteriormente, somente o educador físico poderá montar uma planilha de treinamento respeitando seus limites. Isso é importante, principalmente, para evitar lesões, minimizar as dores pós treino e realizar a adaptação ao exercício de maneira adequada.
- Se alimente corretamente: Uma alimentação balanceada e correta auxiliará e muito na recuperação muscular. É importante se alimentar logo após o treino, dessa maneira, os músculos ativados durante a corrida irão se reconstruir com mais eficiência.
- Respeite seu período de descanso: Para recuperar bem o organismo e prepará-lo para o próximo treino é necessário respeitar o período de descanso. Também, é durante o período de descanso que o músculo realiza além da recuperação o fortalecimento e se tornam mais eficientes para a atividade.