Todo ano é sempre assim, o frio entra pela porta e a disposição foge pela janela. Saiba que isso é muito comum, em lugares de frios tão intensos como aqui na região sul, as pessoas costumam ficar mais recolhidas mesmo, afinal o organismo pede proteção e calor. O frio também atrapalha a motivação da gente, que tende a ter mais dificuldades na hora de pular da cama cedo, ou de enfrentar aquele treino noturno com as ruas cada vez mais geladas.

Mas saiba que seguir uma rotina de exercícios no outono e no inverno é tão importante quanto manter-se ativo durante os períodos mais quentes. Ficar parado ou diminuir o ritmo nas estações mais frias pode trazer muitos prejuízos para a sua saúde e principalmente depois, para a retomada dos seus hábitos e do seu condicionamento físico, especialmente quando esse sedentarismo sazonal é aliado a uma alimentação mais desregrada, algo bem comum nos dias mais frios.

No verão, as pessoas ficam mais dispostas mesmo, mas muitos dos que começam a correr por exemplo, acabam não criando o hábito e incluindo o exercício na rotina em qualquer época do ano. É muito importante que você não se acostume a hibernar, nem deixar que seu corpo hiberne. Mantenha-se ativo mesmo quando as temperaturas estiverem baixas.

Separamos algumas dicas rápidas para você superar a preguiça e o frio e manter-se ativo durante todo inverno:

  • Se estiver difícil sozinho, monte um grupo de corrida para se apoiarem mutuamente.
  • Faça seu aquecimento em lugares fechados, vai ficar mais fácil de sair pra rua depois.
  • Proteja-se com roupas adequadas, é importante usar roupas certas para treinar no frio.
  • Em dias de frio muito intenso cubra bem as extremidades do corpo: cabeça, mãos e pés. 
  • Não esqueça da hidratação mesmo que a sede não apareça.
  • Encare sua hora de treinar como rotina, e pra isso não importa se está quente ou frio lá fora.
  • Esqueça o “só hoje eu não vou”, é este tipo de pensamento que leva à quebra do hábito.
  • Se estiver muito frio e chovendo e não der pra sair mesmo, vá para a esteira.
  • Corra a favor do vento para diminuir a sensação de frio.

Quando está frio o nosso corpo precisa de mais calorias para se aquecer, com isso o nosso gasto de energia pode aumentar. Quando você alia isso aos exercícios, potencializa esta queima de calorias, por isso que outono e inverno são considerados por especialistas como as melhores épocas do ano para quem quer emagrecer, além de servirem como um bom indicador psicológico para avaliar se o praticante está mesmo determinado a manter uma rotina saudável.

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos