Todo mundo já foi apaixonado por sua primeira bicicleta. Companheira inseparável de aventuras e que ajudou você a desbravar todo o seu bairro na infância. A verdade é que você nunca deveria ter deixado sua bike de lado.
O ciclismo é um ótimo esporte, seus benefícios para a nossa saúde são inúmeros. A sua prática proporciona avanços significativos aos aspectos físicos e psicológicos de cada indivíduo. Com algumas semanas de prática, você já vai perceber o aumento do bem-estar. E você pode começar praticando apenas algumas horas semanais de pedaladas.
O ciclismo é ótimo para quem tem doenças cardíacas, obesidade ou algum problema de articulação, por ser de baixo impacto. Trata-se de uma modalidade que aumenta muito a sua capacidade respiratória e resistência física, e também pode ser uma ótima estratégia para redução da gordura corporal.
Pedalar para pensar melhor e relaxar
Da mesma forma que pedalar melhora a agilidade e a resistência, o cérebro do ciclista também ganha habilidade e reage muito rapidamente ao stress, ao contrário de pessoas sedentárias.
No caso de atletas de elite esta reação é ainda mais rápida. Estudos mostram que mesmo exausto, quem pedala tem um desempenho mental 10% maior, em comparação a pessoas menos ativas. Os ciclistas também foram destaque em um teste de pressão psicológica: 25% a 33% mais ágeis e mais precisos que os sedentários.
Mas porque isso acontece? Quem pedala frequentemente mantém os níveis de adrenalina e cortisol baixos. Isso faz com que o stress e ansiedade diminuam mais facilmente. Além disso o exercício melhora a circulação sanguínea não apenas sobre as coxas e as nádegas, mas também no cérebro. Com uma circulação mais ativa, mais nutrientes e oxigênio ficam disponíveis; e é possível dobrar a produção de neurônios.
Um outro estudo, publicado no Journal of Clinical and Diagnostic Research, mostrou que atletas que pedalam por 30 minutos foram melhores e mais rápidos para terminar os testes de memória, raciocínio e planejamento em relação ao sedentário. À medida que envelhecemos, o nosso cérebro diminui suas funções, de modo que o exercício é um restaurador e protetor da função cerebral.
A esta altura você já entendeu que a prática do ciclismo é uma grande aliada para a preservação e melhora das capacidades físicas do ser humano. Aqui seguem algumas dicas para quem quer começar a pedalar:
- Compre os equipamentos de segurança para você e para a bicicleta. Em lojas especializadas eles vão saber te indicar tudo que você precisa (espelhos, luzes piscantes, buzina, capacetes, luvas,etc…).
- Se a sua bike não é nova, é importante checar se tudo está certo com ela, verifique pneus, freios, câmbio e altura do selim.
- Se estiver começando evite ruas muito movimentadas. Crie rotas alternativas, e aposte nas ciclovias para pedalar de forma segura.
O ciclismo é uma atividade perfeita pra todo mundo, está mais do que na hora de você pedalar!