Dicas para quem já corre e não quer parar de evoluir!
Manter a performance, este é o grande desafio para quem já corre e quer correr cada vez melhor. Não estamos falando aqui de uma tarefa fácil, afinal você que já fez diversas provas, correu maratonas, ou quem sabe já até participou de um Ironman, quer cada vez mais um treinamento consistente, melhorar seu desempenho na corrida e se superar nos desafios.
É preciso construir uma base forte e sólida sobre o qual poderá acumular treinos mais intensos durante os anos e, assim, melhorar seu desempenho na corrida. Sem esta base, o seu condicionamento não durará muito e não conseguirá acabar as corridas em um ritmo forte. A base se consegue não apenas com rodagens em um ritmo suave e médio, mas exercitando regularmente os abdominais e realizando exercícios de musculação, no mínimo 2 vezes por semana.
Uma coisa que atletas, especialistas e treinadores sempre reforçam é que é preciso dormir bem para ter uma boa performance. Corredores precisam reparar os danos dos treinos e provas para reconstruir adequadamente o tecido muscular, para que este fique mais forte. Dormir bem não somente ajuda nisso, mas também permite que a mente descanse e se recupere. E, conforme os anos passam, o seu corpo precisa de mais tempo de recuperação entre treinos pesados para que se recupere de forma correta. Dormir é uma variável muito importante do seu treinamento.
Estudos mostram que corredores de provas longas (e isso quer dizer tanto uma de 5 km quanto uma de 42 km) podem ter uma melhora no desempenho se aliarem os treinos de corrida a um programa de resistência muscular. Aqui vale desde a musculação na academia até o treinamento funcional.
Erros que um corredor experiente não pode cometer:
- Não realizar exames médicos periódicos
- Subir os ombros durante a corrida
- Iniciar uma corrida com muita intensidade
- Acreditar que quanto mais correr, melhor!
- Não fazer treinos de força
- Não treinar velocidade
- Não respeitar o tempo de recuperação
- Esforço demasiado