Ficar sentado não faz muito bem para a nossa saúde. Você já deve ter ouvido isso diversas vezes nos últimos tempos. Isso porque tem aumentado muito a incidência de problemas de saúde provocados pelo sedentarismo e pelo excesso de horas de trabalho. Especialistas afirmam que ficar na mesma posição por um longo período de tempo é o mais novo perigo à saúde das pessoas. Nestas horas você que corre regularmente pensa: “Isso não se aplica a mim, pois não sou sedentário!”. Não se engane, mesmo quem faz exercícios pode ficar tanto tempo sentado quanto pessoas inativas, algumas pesquisas dizem que em média ficamos 9 horas por dia sentados trabalhando ou em casa.
Quando você fica imóvel, os músculos isquiotibiais, da lombar e flexores do quadril ficam rígidos, isso significa dizer que você está em uma condição capaz de atrapalhar sua performance na corrida e provocar lesões. Ficar sentado também deixa os glúteos adormecidos o dia inteiro. Quando esse grande grupo muscular está fraco ou subutilizado, você acaba tendo menos força e estabilidade nos treinos e os pequenos músculos vizinhos ficam sobrecarregados.
Quer mais um motivo pra não ficar sentado? Você desacelera a circulação e inativa substâncias queimadoras de gordura, aumentando o risco de doenças do coração, câncer e diabetes.
Hora de mudar a sua rotina
Na cadeira do escritório – alterne as posições na cadeira, tente ir se equilibrando e mudando de posição conforme o tempo. Programe um aplicativo para lembrar você de pausas a cada meia hora de 2 ou 3 minutos. Neste tempinho levante, de uma volta na mesa e se alongue. Não esqueça de alongar também os membros superiores.
Saia da mesa – caminhe mais tempo dentro do próprio escritório, resolva tudo que puder em pé, vá até a mesa de um colega conversar e sempre que puder levante para pegar ou solicitar qualquer coisa, ao invés de pedir que façam isso por você.
Mexa-se mesmo em dia de longão – fez um longão e ficou muito cansado? Um breve descanso deve ser o suficiente pra você recuperar suas energias. Depois disso não fique o dia inteiro parado ou deitado só porque se esforçou demais. Se estiver muito cansado, converse com o treinador da sua assessoria esportiva porque talvez você precise rever seu ritmo.
Dias de total descanso – todo tempo de descanso deve ser muito bem aproveitado, afinal ele é essencial para a sua evolução. O que não significa que você precisa ficar totalmente inerte em um day off. Vá passear no parque, fazer trabalhos domésticos, brincar com as crianças, tudo isso é movimento, e movimento como você já viu, é qualidade de vida.
Durma bem – o sono é o único momento em que ficar parado não tem problema. Uma boa noite de sono é muito importante para a sua recuperação e para manter um bom nível evolutivo nos esportes.
Como você viu se movimentar mais ao longo do dia, aciona os músculos e anula alguns dos efeitos de ficar sentado. Mude sua rotina e mexa-se, você vai sentir a diferença!