O que você pensa enquanto está correndo? A NPR, uma rádio nacional dos EUA, fez uma ação no ano passado, em que eles distribuíram gravadores para corredor e pediram que eles gravassem como estavam se sentindo durante um treino ou uma prova. O resultado foram diversos megabytes de arquivos de som contendo frases do tipo:
– Vamos lá, mais 1km
– Será que já está terminando?
– Isso está difícil demais!
– Estou muito cansada!
Comentários após comentários, a maioria dos corredores demonstrou um mesmo tipo de comportamento. Todos eram corredores comprometidos e que treinavam duro, mas estavam considerando a corrida mais difícil do que ela realmente era, porque passaram o tempo todo reclamando para si mesmos como aquilo era cansativo.
Para algumas pessoas essa pesquisa da NPR pode causar estranheza. O que a rádio estava tentando fazer era compartilhar o pensamento comum dos corredores, mas quem corre por prazer provavelmente não consegue entender este resultado das gravações.
Isso porque para alguns correr exige tanto quanto os outros, mas a diferença está no pensamento de cada um. Enquanto alguns correm pensando no trabalho, nos problemas e no quão exaustos estão, outros simplesmente conseguem fazer com que sua mente não controle aqueles minutos diários de treinamento. Como eles conseguem isso? Neste caso há diversas respostas e infelizmente, não temos a receita do bolo, mas o que temos são estudos e relatos que comprovam que quem pratica meditação consegue sentir uma grande diferença mental ao correr e ter muito mais prazer ao se exercitar.
A meditação faz com que você vá além do treino de músculos, passadas e técnicas de corrida. Esta técnica pode ser uma grande aliada para que você trabalhe e melhore a sua resistência. O ideal é que você tenha em mente pensamentos claros, com objetivos muito bem definidos que explicam o porquê de você estar correndo.
Resultados esperados versus dor e cansaço
O que faz a balança pender para o lado dos resultados é justamente o fato de você saber e ter muito definido em sua cabeça o quanto você vai se realizar ao terminar aquele treino, realizar todas as corridas da planilha ou completar uma prova difícil.
A meditação entra nesse momento ajudando o corredor a ser mais paciente. Ser mais paciente significa que você não vai reagir instantaneamente a cada estímulo e possa ser mais estável e pacífico, mesmo que algo desconfortável seja experimentado. Isso é ideal para que você saiba esperar os resultados e benefícios da corrida na sua vida, para que você consiga acompanhar sua evolução e principalmente para que você termine aquele treino difícil.
A meditação é muito mais simples do que parece, mas ao mesmo tempo muita gente diz que simplesmente não consegue fazer. Trata-se de uma prática, e como uma prática de corrida ou uma prática de treinamento de força, é preciso que você treine e persista até conseguir o que quer. Existem diversas técnicas e correntes da meditação, pesquise a que melhor se encaixa com a sua personalidade.
O que nós queremos frisar é que uma mente desinteressada é como um terreno selvagem, onde os pensamentos ruins são com perigos que vão surgindo em sua frente e crescendo até que possam te parar. Se você não fizer nada para desviar destes pensamentos é muito provável que a exaustão te pare. Experiências negativas do passado e medos sobre o futuro entram em um loop enquanto você corre, é preciso saber direcionar. Uma mente treinada coloca você no controle sobre o que se passa na sua cabeça.
Se você é um corredor, e ainda não tentou pelo menos uma prática de meditação simples , o que você está esperando? Isso pode significar corridas mais fáceis e agradáveis. Afinal, se você não estiver curtindo cada passo, cada momento, cada paisagem, você está perdendo a melhor parte da corrida!