Fala galera!
Estamos de volta com um novo post, e desta vez vamos falar de um tema que atualmente está muito presente em nosso dia dia: “Qualidade de Vida”. Quantas vezes você já se flagrou pensando sobre o real significado desta expressão ou mesmo fazendo uma boa reflexão sobre assunto.
Para a maioria das pessoas, qualidade de vida é algo que percebemos muitas vezes de maneira intuitiva, ou seja, podemos não conhecer o real significado do termo, mas a noção é clara para a maioria de nós. Seria qualidade de vida apenas “sentir-se bem”? Se essa é uma resposta coerente para nossas reflexões por que ainda assim estamos constantemente com a mesma dúvida: “como podemos melhorar nossa qualidade de vida?”.
Do ponto de vista conceitual, qualidade de vida é muito abrangente, pois reúne a saúde física, psicológica, relações sociais e até mesmo a relação com o meio ambiente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde OMS o conceito do termo está diretamente ligado a autoestima e ao bem estar pessoal, compreendendo vários aspectos, dentre eles: capacidade funcional, nível socioeconômico, interação social, estado emocional, valores éticos e religiosos e também o estilo de vida, sendo este último muito importante na composição e organização dos demais aspectos.
No entanto, temos que ter cuidado para não confundir “Qualidade de Vida” com “Padrão de Vida”, que diferente da primeira expressão, é uma medida que calcula a qualidade e a quantidade de bens e serviços disponíveis. Outro ponto importante é conseguir perceber que a qualidade de vida e a saúde são termos praticamente inseparáveis na atualidade. Correria do dia a dia, estresse elevado, trânsito, crise econômica, são exemplos de acontecimentos que modificam nossa qualidade de vida e impactam diretamente de maneira negativa na nossa saúde.
Ter hábitos de vida saudáveis, principalmente no que se refere à alimentação e à prática de exercício físico diário, é a melhor maneira de aperfeiçoar nossa condição de saúde física, rumo a uma proposta de vida mais saudável, e assim conseguir algo que buscamos incessantemente em nossas vidas: UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
No próximo post, vamos falar um pouco sobre como o exercício físico regular contribui na melhora da qualidade de vida e também sobre a importância de profissionais qualificados na prescrição e acompanhamento de qualquer atividade física.
Obrigado pela leitura e desejamos a todos uma excelente reflexão sobre o tema.
Prof. Ms. Eduardo Aranha