Isotônicos são bebidas repositoras de líquidos e sais minerais (como sódio e potássio) formuladas para suprir demandas do esporte, e possuem concentração destes nutrientes semelhante à do sangue. Também têm açúcar na composição, o que ajuda a reter líquidos.
O isotônico tem indicação bastante específica: hidratar atletas que realizam atividades físicas intensas. São meios recomendados para reposição de líquidos e nutrientes perdidos durante a atividade física e treinos, ou seja, através do suor.
São indicados para quem pratica exercícios extenuantes e com mais de uma hora de duração, como corridas e pedaladas.
Quem deve consumir
Ao contrário do que muita gente pensa, o isotônico tem uma finalidade específica, portanto não deve ser consumido indiscriminadamente. Muitas pessoas trocam a boa e velha água por um isotônico, principalmente por conta do sabor. Mas não é tão simples assim, e isso pode até ser perigoso.
Quando consumidos de forma correta, alinhados com a alimentação e conforme o organismo de cada um, os isotônicos podem ser uma poderosa arma para o atleta, pois tendem a melhorar a performance e recuperação, evitando fadiga durante e após a prática do treino ou atividade intensa e repondo eletrólitos e glicoses gastos, além de evitar a desidratação.
Quanto deve ser ingerido
Antes
Antes de uma prova, é indicado ingerir de 200ml a 400ml de líquidos. Pode ser suco, água ou isotônico e deve ser consumido cerca de 15min antes da atividade. Porém, não é recomendável beber isotônico antes se você já fez uma refeição com carboidratos, para não haver excesso deste nutriente no seu organismo.
Durante
Durante a atividade de aproximadamente uma hora ou mais, é recomendado consumir entre 500ml e 2 litros de água e isotônico.
A quantidade vai depender de quanto de suor a pessoa perdeu. Se suou pouco, deve beber 1 litro de isotônico. Se suou muito, são necessários 1 litro de isotônico mais 1 litro de água, sempre de forma fracionada, aos poucos, não de uma vez só.
A dica é: preveja a duração total da atividade e fracione a quantidade de isotônico em porções a serem ingeridas durante a prova, treino, exercício ou atividade.
Para calcular quanto você perde de água durante os exercícios, pese-se antes e depois e transforme o resultado de gramas em mililitros. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 400ml durante a atividade. O ideal é repor isso com metade de água e metade de isotônico, e sempre de forma fracionada.
Depois
Ao fim do exercício, a quantidade de líquido que você deve repor corresponde a 1,5 vezes o peso que você perdeu. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 600ml. Pode ser com suco, água, isotônico ou fruta. A reposição deve ser feita nas 2 horas seguintes ao treino, também de forma fracionada.
Cuidados ao consumir isotônico
O isotônico não deve ser usado para substituir o consumo de água ou sucos naturais, e sim para repor a perda de sais minerais. Como contém muito sódio, o uso em excesso pode sobrecarregar o corpo desta substância e causar efeitos colaterais.
Esse suplemento deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e doenças renais. Também não devem ser consumidos por crianças (exceto se praticam exercícios).
O consumo indiscriminado de isotônico pode também prejudicar o esmalte dos dentes, causando cáries e aumentando a sensibilidade dentária, e pode também engordar. É recomendável que o isotônico seja consumido sob orientação de um nutricionista.
Precisa de uma assessoria esportiva?
Fale conosco! A GPA está aqui para te ajudar.
Confira também: CONHEÇA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS HABILIDADES MENTAIS DE UM ATLETA DE SUCESSO