Pode queimar até 800 calorias por aula, se você fizer de forma completa e bem intensa. Só isso já seria um bom incentivo pra quem quer fazer treinamento funcional para emagrecer. Mas este tipo de treino vai muito além.

Pra começar você precisa entende que um dos pilares do funcional é o ritmo intenso. Precisa ser intenso por dois motivos: maior esforço é maior ganho no futuro, e quanto mais puxado for o treino, mais o seu organismo trabalha para se recuperar. Quando o organismo trabalha para se recuperar ele consome energia extra e evolui sua musculatura, sua resistência e o seu condicionamento físico.

O treinamento funcional é uma atividade completa e eficaz que trabalha todos os grupos musculares. Essa diversidade é que garante o emagrecimento. Quando você pratica movimentos que não agem em apenas alguns grupos musculares separadamente, você ganha um treino dinâmico, sem monotonia e com muito resultado.

Funciona mesmo?

Claro que sim! O treinamento funcional se baseia em movimentos naturais do ser humano como correr, pular, agachar, levantar… Estes movimentos fazem com que o treino seja um espelho das atividades que deveriam ser corriqueiras do ser humano, que atualmente passa mais tempo sentado do que se movimentando.

São estes movimentos naturais que permitem que o funcional seja executado por pessoas de qualquer idade e qualquer peso, sem grandes restrições. É claro que você deve sempre respeitar o seu limite, começando de forma mais calma e ir aumentando o ritmo conforme o tempo.  Os exercícios do treino funcional também não são complicados, e nem sempre exigem equipamentos. Na verdade, muitos deles requerem apenas o peso do seu corpo. E conforme o seu peso vai diminuindo você vai progredindo no seu treinamento, conseguindo executar mais repetições e de forma mais rápida ou intensa.

Resumindo, enquanto você mexe seu corpo para várias direções, com movimentos diferentes e alternados, você está também aumentando seu gasto calórico e isso é o emagrecimento acontecendo. Além disso o movimento conjunto de vários músculos eleva a queima de calorias sem que você perceba. O que significa dizer que o treinamento funcional também pode te ajudar a perder peso de forma mais rápida.

Com seus músculos trabalhando de forma mais ativa e sua freqüência cardíaca aumentada, você se livra do metabolismo lento e emagrece de forma saudável.