Muitas pessoas utilizam a caminha como ferramenta de emagrecimento, já outras utilizam para sair um pouco do sedentarismo e manter o corpo em movimento, também têm aquele grupo que utiliza a caminhada como ferramenta de transição para começar a correr. Mas, segundo especialistas, a transição da caminhada para corrida é uma prática que deve ser realizada de maneira gradual para qualquer tipo de pessoa.
Você costuma praticar caminhada e gostaria de iniciar na corrida? Nesse post tiramos algumas dúvidas sobre esse assunto.
Por onde começar?
Uma dica para iniciar a transição é começar a aumentar o ritmo da caminhada e com o passar do tempo, após pegar mais confiança, alternar passos normais com trotes mais leves.
Outra importante dica para iniciantes na corrida é utilizar calçados adequados para esse tipo de atividade e prestar muita atenção na postura. Para ajudar nisso, procure não correr olhando para o chão, treinar olhando para o horizonte além de ajudar na postura, melhora bastante a captação de oxigênio.
Iniciando na corrida
Após trabalhar a aceleração gradual de ritmo, é chegado o momento de correr. Uma boa opção para verificar e controlar a evolução dos treinos é estipular um tempo ou uma distância. Vale lembrar que nessa etapa da transição, é manter a corrida sem alternar com caminhadas, ou seja, correr o tempo inteiro durante o treino programado.
Além disso, para auxiliar nessa etapa, também é indicado correr com ritmos variados, dessa forma, o atleta iniciante promove a adaptação dos músculos do corpo para esse tipo de atividade física.
Algumas observações importantes
- Durante a corrida se sentir tontura ou cansaço excessivo observe seu corpo, pare e descanse;
- Preste atenção na sua alimentação;
- Se hidrate durante os treinos.