O bem-estar que a corrida proporciona faz muito corredor se considerar viciado em correr. E tem uma explicação científica para isso: durante a atividade, o sistema nervoso central libera substâncias que dão uma sensação de prazer, como se o organismo ficasse viciado com aquela substância. Uma das principais é a endorfina, que promove bem-estar, relaxamento e muitas outras sensações. Por este motivo que é muito difícil tirar um corredor das pistas depois que ele toma gosto por esta prática esportiva, mesmo quando ele está lesionado ou quando precisa se recuperar de treinos intensos.

É neste momento que entra o cross training. Cross Training ou Treino Paralelo, trata-se de uma variação de estilo de treinamentos que consiste em intercalar outras atividades dentro da sua programação sem perder o foco no objetivo principal. Esse estilo de treinamento é utilizado quando o corredor está lesionado, estressado, cansado, recuperando-se de uma lesão ou não encontra tempo hábil para treinar. E, segundo os especialistas, é  muito eficaz.

Além disso, apesar de saber que a corrida é a modalidade preferida de muita gente, a prática de outros esportes pode ser muito prazerosa e diversificar a rotina de treinos,  sem deixar que você fique parado e principalmente, deixar de melhorar o seu desempenho, o cross training inclusive pode melhorar o seu condicionamento físico.

Agora é a hora em que você deve conversar com sua assessoria esportiva e ainda abusar de sua experiência. Comece pensando na sua corrida e no que você precisa melhorar antes de escolher qual outro esporte praticar e intervalar na sua vida. Além de considerar uma atividade que vá te ajudar a correr de forma mais eficiente, escolha também uma que seja agradável para você e que seja viável dentro da sua rotina, isso significa que você deve escolher uma atividade que se encaixe em seus horários e não atrapalhe de jeito a sua planilha semanal de corrida.

Natação – A natação é ideal para lesionados ou para evitar lesões. Por não ter impacto ela deve ser a escolhida para quem precisa dar um descanso para pernas e pés. Além de ajudar a tirar esta sobrecarga, a natação serve como um ótimo treino de recuperação. Só escolha a natação se você já tiver experiência e souber nadar, caso contrário o esforço será muito grande dentro da piscina.

Ciclismo  – Se tudo que você precisa é melhorar o seu desempenho aeróbico e cardiovascular, o ciclismo é a sua melhor opção. A bike ainda vai te proporcionar mais resistência e força. O lado bom do ciclismo, que com um baixo impacto, ele trabalha outros grupos musculares que diferem dos que são trabalhados quando você corre.

Funcional – Você precisa melhorar a sua velocidade e potência, então intervale suas corridas com o treinamento funcional. Exercício com o elástico podem ajudar no aquecimento para prevenir lesões. Movimentos que usam o peso do próprio corpo ajudam no fortalecimento de diversos músculos e pular corda melhora o fôlego. Procure adaptar a intensidade do treinamento funcional conforme a sua planilha semanal de corrida.

Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos