O momento é único e perfeito. Você não sabe dizer o que está num ritmo melhor, se a sua corrida ou a sua vida profissional. Dentre tantos benefícios de correr, a alta produtividade é um dos melhores. A corrida acaba deixando a pessoa mais disposta, mais produtiva e com a energia lá em cima. Tudo isso acaba se refletindo no trabalho.
O que geralmente acontece é que com a produtividade lá em cima, seja qual for a sua profissão, é muito comum que você tenha mais sucesso também. Isso significa mais clientes ou um cargo mais importante, mais novos projetos, mais convites, enfim… a sua vida profissional começa a entrar num ciclo maravilhoso de realizações e com isso você vai precisar de mais tempo.
E administrar seu tempo pode ser muito mais suado do que aquele longão do final de semana. A primeira coisa que todos nós devemos ter sempre em mente é lembrar que a corrida é o ponto que originou esse sucesso profissional e esta nova falta de tempo. Provavelmente você começou a correr por algum motivo mais forte, e ter essa memória é muito importante. Porque não faz sentido você simplesmente deixar de ter tempo para algo que te fez tão bem.
Grandes profissionais como Nizan Guanaes, Drauzio Varella e até Louis Ignarro – vencedor de um prêmio Nobel de medicina, correm diariamente e afirmam sempre que a corrida os deixam mais satisfeitos e mais produtivos.
Existem várias pesquisas que confirmam os benefícios da corrida para os aspectos cognitivos, como a memória e o raciocínio: Uma pesquisa feita em Londres, no ano de 2012 mostrou que correr turbina a inteligência, já que há aumento da oxigenação promovido por essa atividade, que faz com que o cérebro trabalhe mais e melhor.
Mas como equilibrar?
Atletas que tem grande dificuldade em cumprir a planilha de treinos muitas vezes não estão fazendo isso por falta de tempo, mas sim por falta de disciplina e organização. Pequenos ajustes nos horários ou na logística dos treinos pode resolver tudo.
Converse com seu treinador e estimulem algo muito importante, que chamamos aqui na GPA de consciência do treino, que é justamente ter uma avaliação correta sobre seu perfil, seus objetivos e os sinais que seu corpo dá em diferentes épocas. Quando se tem esta consciência você evita o overtraining, as lesões, e também o abandono ou os longos espaços de tempo sem correr. O excesso e a falta de treino são igualmente prejudiciais na sua perfomance. Uma assessoria esportiva antenada e conectada a cada aluno de forma individual, sabe, por exemplo, realizar pequenos ajustes na sua planilha para que naquela semana profissional mais importante do semestre, você não fique sem treinar mas também não ocupe muito sua semana com treinos mais longos ou difíceis.
Portanto, a nossa melhor dica quando o assunto é conseguir manter o equilíbrio entre vida profissional e vida de atleta é o planejamento. Quanto mais planejado você for, mais fácil será de você realizar tudo a que se dispõe e o sucesso será uma constante em sua vida!