A pessoa está acima do peso e a recomendação mais famosa é: exercite-se, mas pratique algo que não sobrecarregue as articulações, ou seja, adeus corrida. Quando isso acontece cria-se um famoso ciclo, a pessoa está acima do peso e não corre, e não correndo a pessoa continua acima do peso. O medo de lesões se justifica pelo impacto da corrida, mas não pode impedir ninguém de correr. Com alguns cuidados é possível sim correr mesmo estando com muitos quilos acima do peso ideal.

correr-acima-do-peso-gpa-assessoria-esportiva

Correr acima do peso ideal realmente faz mal?

Alguns estudos científicos mostram que o índice de massa corpóreo (IMC) não é o principal fator de risco para problemas nos corredores. Isso significa dizer que estar acima do peso não quer dizer que você necessariamente terá maiores chances de se machucar do que alguém mais magro. A corrida com alguns cuidados pode e deve ser uma boa opção de prática de atividade física.

Quanto acima do peso é o limite que o nosso corpo aguenta? 

Se o seu IMC estiver dentro da faixa entre 25 e 29 você pode já começar com um treino de corrida.  Lógico que depois de passar por um médico e um educador físico que vão te avaliar e liberar para a corrida. Porém com um IMC de 30 ou mais, a pessoa já é considerada obesa, e nestes graus, cada kg a mais representa uma carga maior nas articulações. Por isso é muito recomendado que quem está no grau de obesidade comece devagar, caminhando, trotando e acompanhe estes treinos a uma alimentação equilibrada. Conforme você for eliminando peso você vai poder evoluir na corrida.

[ale_button url=”https://gpa.esp.br/dicas-nutricionais” style=”orange” size=”large” type=”round” target=”_blank”] Veja nossas dicas nutricionais! [/ale_button]

Preciso da liberação de um médico?

Todo mundo, quando começa a correr ou a praticar qualquer atividade física, precisa passar antes por uma avaliação médica. Mas ela é ainda mais importante para quem tem sobrepeso ou obesidade. Quem está acima do peso deveria, além de passar pela avaliação médica, procurar uma análise comportamental e nutricional. Procure também um cardiologista para fazer todos os exames possíveis, com estes diagnósticos vai ficar muito mais fácil de você montar seu treino com a assessoria esportiva e correr com total segurança, focando no emagrecimento.

Deve-se aliar algum outro tipo de exercício enquanto se está acima do peso?

Antes de partir para a corrida, o fortalecimento muscular é muito importante. O corpo precisa estar preparado para a atividade. Aposte em exercícios para fortalecimento dos músculos das pernas e da região do CORE (músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica, responsáveis pela sustentação do tronco e a postura). O fortalecimento muscular deve estar presente para qualquer tipo de esporte, principalmente na corrida, que tem movimentos repetitivos.

Posso começar sozinho?

A corrida é um esporte democrático, todo mundo pode fazer! Porém você não deve tratar a vontade de começar a correr como um processo natural. É fundamental adequar o treino ao peso e ao condicionamento de cada corredor. No início, um treinador de uma assessoria esportiva faz um trabalho de adaptação à corrida, porque nem todo mundo pode já começar correndo. São indicadas caminhadas, treinos menos intensos, trotes, e assim por diante,  já que na corrida o impacto é maior. A meta principal para esse iniciante com sobrepeso é a adaptação do corpo e a perda de peso.

Está acima do peso e quer começar a correr? Então venha conversar com a gente:


Deixe um Comentário

Chegou a sua vez de fazer parte do time GPA

Agende sua aula gratuita enquanto é tempo

minutos
segundos