Você adora nadar, pedalar e correr e pretende iniciar no triathlon? Você acha que é hora de dar um passo a frente na sua vida esportiva? Bem, muitas pessoas sentem isso, mas às vezes por falta de orientação se aventuram no caminho errado e acabam lesionados nas primeiras semanas de treinamento já. Isso acontece porque o triathlon é um esporte que exige muito do atleta, porque requer dedicação e boa condição física para enfrentar não só as 3 modalidades, mas também a intensa rotina de exercícios. Primeiro, o atleta deve entender que triathlon não é só nadar, andar de bicicleta ou correr. Triathlon é tudo isso junto. A partir dessa premissa, o atleta deve procurar uma assessoria esportiva especializada neste esporte e não um treinador para cada função.
Se você já pratica estes 3 esportes vamos pular a parte do checkup médico, afinal você já deve ter essa consciência de que precisa estar com a saúde 100% para realizar atividades físicas. Mas existe um outro checkup que você deve fazer, que é o checkup técnico, que nada mais é do que saber:
- Quais esportes você já praticou e quais pratica atualmente
- Histórico de Lesões
- Pontos fracos e pontos fortes nas 3 modalidades
- Nível de condicionamento físico
Estas informações são fundamentais para preparar o atleta para o começo no triathlon. Todas estas respostas vão ajudar o atleta a se adaptar da melhor maneira possível ao novo esporte, o que minimiza o risco de lesões e transforma o treino em uma atividade desafiadora e agradável. Afinal o tempo necessário para se adaptar ao treinamento triathlon e, por conseguinte, se preparar para participar em competições vai depender da condição e dedicação de cada pessoa.
Esta condição só será revelada no treinamento diário e o seu treinador deve ser sensível para avaliar e dar um prognóstico.
3 aspectos importantes que o triatleta iniciante deve considerar antes de começar:
– Seja TRI: é desejável que você pratique ou já tenha praticado todos os esportes que fazem parte do triathlon. Isso vai certamente fazer uma adaptação mais fácil ao treinamento.
– Disponibilidade: Treinar três modalidades requer tempo e disciplina, então você deve ter um grande foco na sua planilha de treino semanal e conseguir organizar sua agenda para que você possa corretamente se desenvolver como triatleta.
– Transição: praticar cada modo separadamente pode levar mais tempo para você chegar a um nível de competição por isso é importante completar o seu treino praticando as transições, que vão te ajudar a evoluir muito.
Leia mais:
Ninguém começa a treinar triathlon sem a vontade de participar de uma prova. O Ironman é uma das mais conhecidas, mas existem muitas outras. A GPA é especializada neste tipo de treinamento, no último Ironman Florianópolis, todos os nossos alunos conseguiram completar a prova, inclusive os estreantes. Venha ser um triatleta você também!