Como criar Força de Vontade?

Vamos começar este post fazendo assumindo nossa culpa. Se você seguir a gente no instagram (e você deve fazer isso agora @gpa.esp), vai ver que quase todos os dias nós publicamos alguma frase de efeito do tipo “Você é mais forte do que você percebe” e “Seu corpo pode suportar quase qualquer coisa – é sua mente que você precisa convencer”. Sim, são clichês da motivação, mas acredite, há verdade nesses mantras e um fator psicológico muito importante.

A ciência mostra por exemplo, que podemos desistir durante um treino porque pensamos que nossos corpos não podem lidar com aquilo. É naquele momento em que seus músculos estão queimando e você está ofegante, que você diz a si mesmo: “Eu só preciso de uma pausa rápida”, permitindo que seu ritmo diminua e a freqüência cardíaca caia. Só depois você percebe que você provavelmente poderia ter aguentado um pouco mais.

Isso é só uma prova de que o seu poder de força muscular poderia se beneficiar muito do seu poder da força de vontade. E como qualquer musculatura física – negligenciar o uso da mente provoca atrofia, o que torna muito mais difícil conseguir quando você realmente precisa dela.

A força de vontade precisa ser treinada. Quanto mais você tiver, mais você pode superar a fadiga mental e os desafios psicológicos para se sair muito melhor na corrida, ou em qualquer outro esporte.

Agora vamos para a boa notícia?

Dá sim para você criar, exercitar, aumentar e manter a sua força de vontade! Existem pequenas chaves que quando viradas vão fazer seu corpo dizer muito mais “sim” do que “não”.

Não faça overtraining da sua mente. Exatamente como na corrida, você não deve abusar da sua capacidade de ter força de vontade e exigir demais dela. Digamos que você começou a correr e decidiu que vai também melhorar toda sua alimentação para potencializar o treino. O que acontece é que até agora, você era uma pessoa que consumia doces, refrigerantes, frituras, etc… De repente, você quer amanhã ter força de vontade para zerar tudo e ainda tomar suplementos, tudo isso ao mesmo tempo em que está começando uma nova atividade física. Pode ter certeza, sua mente provavelmente não é capaz de suportar tudo, ou mesmo que seja, vai ser muito mais difícil. Pode ser muito mais fácil se você colocar como meta cortar o açúcar e os refrigerantes primeiro, e depois de 10 dias tentar parar também com outros excessos. Assim como você não estressa seus músculos, você também não deve sobrecarregar sua mente.

Pensar que vai ser para sempre

A parte mais difícil sobre a força de vontade é que você tem que flexionar este “músculo” quase sempre para que seja bem-sucedido. O que significa que você tem que confiar que o seu eu futuro usará força de vontade também.  A melhor maneira de estabelecer essa confiança com você é o mesmo que confiar em outra pessoa – fornecendo provas. Toda vez que você supera um obstáculo, isso é uma prova de que você pode tomar uma decisão difícil, ou seja, significa que você teve força de vontade sim para ir treinar, para dizer não para aquela festinha, para acordar cedo. Quando você sabe que fez coisas difíceis no passado, os desafios futuros não são mais ameaças, e você ganha essa confiança para que possa confrontá-los.

Como última dica, para ajudar você a criar mais força de vontade, entenda que tudo se resume à tomada de decisões. Quanto mais decisões você toma em um dia, muito mais difícil de ser firme para tudo. Por isso tente automatizar decisões como escolha de roupa (deixando separada no dia anterior), refeições (preparando marmitas semanais), entre outras. Delegue decisões também, e sempre que puder faça as coisas mais difíceis do seu dia logo pela manhã, assim diminuem as chances de você vencer também.