Do Sedentarismo aos 5k

Uma estratégia para quem quer começar a correr precisa de planejamento e um objetivo bem definido. E se ao invés de chegar aqui e começar a te mostrar todos os benefícios da corrida, nós te convidássemos a alcançar um novo e extremamente recompensador destino para a sua vida?!

“Quero correr para transformar meu corpo!”

“Quero correr para abandonar o sedentarismo!”

“Quero correr para emagrecer!”

“Quero correr para ter mais condicionamento físico!”

Se estas são as suas metas, talvez seja hora de você começar a diferenciar metas de consequências. Porque sim, a corrida transforma o corpo, a atitude, funciona como terapia, melhora sua respiração, faz bem pro coração e também emagrece. Mas isso tudo são consequências do seu treino e da prática desta atividade física. O que você vai precisar para realmente evoluir na corrida é de um foco, uma determinação que  te leve a lugares e situações que você nem se imagina hoje, que te mostre que é possível correr muitos quilômetros, e que isso vai transformar o seu modo de encarar a rotina e elevar sua qualidade de vida a patamares impensáveis.

É por este motivo que hoje nós queremos te convidar a começar uma nova jornada aqui com a GPA, com um foco muito direto e que vai te fazer não só começar a correr, mas já começar com um limite a ser superado.

É hora de começar a Jornada dos 5K!

Vamos conversar sobre o processo inicial e te dar muitas dicas que vão te levar a correr os seus primeiros 5 quilômetros e isso significa ter mais satisfação e felicidade no seu mais novo esporte: a corrida! Pode começar a imaginar sua realização ao cruzar a linha de chegada, porque nós vamos te acompanhar até lá!

Como vai funcionar?

Durante 12 semanas nós vamos te mostrar aqui no blog da GPA alguns aspectos que podem te ajudar a sair do sedentarismo e vencer esta meta e ainda liberar planilhas semanais de treinamento exclusivas da GPA para você se preparar para correr esta distância.

Semana 1
  • A preparação para a corrida começa pelo espaço geográfico em que você vai correr, ou seja, a rua! Encontre um local em sua cidade que seja possível você delimitar essa distância. Um parque, uma avenida, uma pista. Veja de que ponto até que ponto você precisa chegar para completar 5k, ou então quantas voltas precisa percorrer. Com isso você já começa a visualizar o seu objetivo final e a ter mais vontade de correr atrás dele.
  • Para um corredor de 5k o ideal é começar pela versão mais leve da corrida, o trote. O trote tem os mesmo benefícios da caminhada, mas por ser mais intenso exige mais dos músculos e tem maior gasto calórico. Comece intervalando trote com caminhada, e vá aumentando o tempo de trote  gradativamente.
  • Para chegar aos 5k, você só vai conseguir evoluir se os treinos forem frequentes. Realize pelo menos 3 treinos semanais em dias intercalados, 2 mais intensos e 1 mais leve. O alongamento antes e depois da corrida também ajuda a dar mobilidade e flexibilidade.

“A palavra-chave para quem nunca correu e quer conquistar os 5k é persistência!”

Agora é a hora de você baixar a planilha de treinamento desta semana e começar a jornada!

[ale_button url=”http://materiais.gpa.esp.br/jornada-dos-5k-1-semana-para-comecar-a-correr” style=”orange” size=”large” type=”round” target=”_blank”] Acessar a Planilha da 1ª Semana [/ale_button]

Nós temos alguns outros materiais que podem te ajudar nesta etapa inicial também: