Não importa o tempo que você parou, retome sua rotina de treinos e tenha mais rendimento do que antes!

Encontrar o caminho de volta e retomar a rotina de corredor depois de semanas, meses ou anos parado pode parecer muito difícil, mas convenhamos, é um grande e empolgante desafio! Pode acontecer com qualquer um: você sai de férias, viaja para fora do país, entra de cabeça em um projeto no trabalho, ou até mesmo se lesiona e para de correr por algum tempo. Você deixa de correr uns dias, umas semanas e logo viram meses ou até anos em que você está parado.

Mas a grande diferença aqui é que a gente está falando com pessoas que já experimentaram a maravilhosa sensação da corrida. Os sentimentos de confiança, de liberdade, de poder, aquela sensação de bem estar e prazer quando finalizamos um treino e a vontade de ir cada vez mais longe, sem falar em todos os ganhos e melhorias que a corrida traz pra sua vida ficam pra sempre na mente de quem já correu. E é aí nestas memórias que a gente quer chegar e recuperar o atleta que nunca morreu em você e trazê- lo de volta à ativa, em um retorno seguro e prazeroso, desta vez com mais rendimento, mais eficiência e de forma que você nunca mais abandone a corrida!

Vamos começar pelo condicionamento

A primeira e cruel dúvida que assombra um ex-corredor é: dá pra recuperar o meu condicionamento físico que eu levei tanto tempo para desenvolver?

Nestas horas temos que recorrer a quem entende e a quem está acostumado a assessorar pessoas que decidem voltar a correr. Por isso fizemos a mesma pergunta para o Gustavo Pinto, coordenador técnico e treinador aqui da GPA e a resposta é melhor do que você imagina:

Sim, é possível recuperar a forma física de forma rápida e eficiente. Para isso é preciso seguir um planejamento individualizado e de acordo com seu perfil a fim de potencializar ao máximo o ganho dos seus treinos.

Recriar a sua rotina

Desapegue! Se você parou de correr porque surgiram outros compromissos em sua vida, é muito provável que os horários em que você costumava treinar estejam agora ocupados com outras obrigações. Reformule sua agenda e veja quais são agora os seus horários disponíveis para correr.

Uma das coisas que você não deve fazer é ficar apegado ou atrelado a um horário. Antes da sua pausa, você sempre corria no final do dia e isso te fazia muito bem. Mas digamos que agora você tem um curso ou uma faculdade durante à noite, ou então começou um novo negócio e tem ficado até mais tarde trabalhando, vai ser difícil voltar a correr no mesmo horário e isso pode atrapalhar seu rendimento e sua empolgação. Tenha coragem e mude!

Falta de tempo? Muitos de nossos alunos já  relataram falta de tempo mas com uma conversa para entender a sua nova rotina profissional e familiar conseguimos  identificar outra opções de horários facilitando a execução dos treinos e com isso a melhora na qualidade.

Novo começo, nova performance

Seu corpo vai voltar ao ritmo, esteja certo disso. Mas acredite, desta vez você pode ir bem mais longe e elevar o seu rendimento como você nunca pensou. Você possui algo chamado memória corporal, essa é a chave que vai fazer com que você recomece e evolua ao mesmo tempo. Isso significa dizer que assim como seu corpo se acostuma a não fazer nada, ele também se acostuma a se movimentar, e se você já fez isso uma vez na vida, é muito fácil de resgatar todas estas funcionalidades.

Como a GPA eleva o nível de performance dos seus alunos?

Encaramos este processo começando por abolir a culpa, um tempo off na vida dos corredores é mais normal do que você imagina. Exterminando a culpa a gente passa a contar com a sua empolgação e a sua vontade, isso significa mais foco e determinação na busca de novas metas e melhores tempos.

O próximo passo é entender o que fez você parar. Se foi uma lesão, saber como ela foi tratada, em que ponto se encontra e até onde você pode ir. Se foi uma incompatibilidade de horários, te ajudar com nosso método online, a encontrar o tempo livre para treinar.

Os passos seguintes incluem fortalecimento do corpo, motivação, atenção redobrada aos indicadores e planilhas sempre revisadas. Uma orientação focada faz toda a diferença na sua nova performance.

Temos alguns conteúdos que podem te ajudar a organizar sua rotina de treinos:

O caminho da disposição
Mindset – a chave para o sucesso nos treinos
9 práticas que vão te ajudar a organizar sua rotina de treinos

O principal motivo que pode fazer alguém parar de correr é a famosa prioridade. Se por algum motivo você não conseguiu colocar a corrida como uma das prioridades em sua vida, desta vez vai ser diferente.

• Você está satisfeito com seu peso?
  • Você tem hipertensão?
  • Você anda sempre irritado e sem paciência?
  • Você está sedentário?
  • Você dorme pouco?
  • Você está sem rotina alimentar ou os alimentos que consome são de baixa qualidade?

Você já imaginou que a combinação de um ou mais fatores podem  te levar a um colapso físico e mental? Vamos parar de construir caminhos de volta, e construir uma estrada única que vai sempre em frente!