O recovery é a utilização de técnicas para a recuperação pós-exercício. Seu objetivo é restaurar o sistema muscular, sanguíneo e metabólico do corpo a sua condição inicial, proporcionando equilíbrio e prevenindo dores e lesões. Por isso ele se faz importante em todo programa de reabilitação e condicionamento físico, em qualquer nível de desempenho.
Existe uma relação direta entre alimentação, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. A função dos alimentos vai muito além do que apenas nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável exerce papel fundamental para uma boa nutrição e adequado funcionamento de todo corpo. Portanto, a alimentação influencia e muito em nossa saúde e é um dos pilares do processo de “recovery”.
Nutrição
A nutrição possui papel crucial na otimização dos programas de treino e dos momentos competitivos no que diz respeito à adaptação às consequências negativas causadas pelo exercício, como desidratação, inflamação, danos musculares, perda de nutrientes e oxidantes. Um atleta mais capaz de lidar com essas situações apresenta um menor risco de sofrer lesões.
O estado nutricional deve ser avaliado e monitorizado regularmente no sentido de evitar deficiências de energia e nutrientes. Deve ainda ser avaliada a possibilidade da inclusão de suplementos nutricionais no plano alimentar, com vista à reparação dos tecidos lesados e atenuação das consequências metabólicas que possam surgir a partir da lesão.
Apesar de uma nutrição adequada, por si só, não ser suficiente na prevenir e/ou recuperar das lesões esportivas, a prática de hábitos alimentares específicos constitui um papel determinante enquanto estratégia de um plano abrangente que promova a aptidão física no geral.
O papel do nutricionista
Cada vez mais, a nutrição é reconhecida como um componente-chave para um melhor desempenho desportivo. O nutricionista desempenha aqui um papel fundamental, na medida em que o planejamento diário do consumo de todos os grupos alimentares de acordo com as recomendações vigentes, o incentivo à variedade dentro de cada grupo alimentar, o momento da ingestão e a quantidade ingerida são alguns dos fatores com impacto na performance física e mental dos atletas, influenciando positivamente a adaptação ao treino e minimizando assim o risco de lesões pós treino.
Recovery e alimentação
A recuperação do atleta possui como base alguns princípios fundamentais, como: reidratação, reposição de energia, recuperação muscular e fortalecimento do sistema imunológico.
A hidratação é um fator importante que deve ser considerado antes, durante e depois do exercício, para que ocorra o fortalecimento do sistema imunológico de forma eficaz destacamos a importância da alimentação como um todo.
Quando há restrição alimentar, o organismo pode não ter nutrientes necessários para recuperar-se, o que pode resultar em lesões recorrentes no futuro ou então uma lesão mal curada que sempre irá incomodar o esportista.
Uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais, aliada a suplementos alimentares, faz com que o corpo possa estar bem recuperado e o atleta esteja em melhores condições para, no dia seguinte, seu rendimento continuar 100%.
Para isso, é imprescindível o acompanhamento nutricional. Somente o profissional de nutrição será capaz de elaborar o cardápio adequado às condições específicas de cada atleta, de acordo com sua atividade física, seu ritmo de treino e outros fatores determinantes.
Pós Graduada em Nutrição Esportiva e Clínica Funcional
Experiência clínica com atletas da Elite e Amadores
Nutricionista – CRN 3611
Triathleta e Maratonista
Instagram @janainaportoalegre
Confira também: COMO O SONO INFLUENCIA NA RECUPERAÇÃO DOS TREINOS