Você começou a correr e se deparou com algum problema? Vamos começar chamando estes problemas de desafios. Encare cada probleminha como mais um desafio que você vai superar nesse começo e tenha persistência e confiança que você vai conseguir. Isso porque, você até pode ter algumas preocupações no início da sua vida de corredor, mas saiba que com algumas informações você vai tirar tudo de letra e seguir em frente!
Por isso hoje separamos 7 dúvidas que podem surgir na hora em que você vai começar a correr pra te ajudar neste processo.
1. O que usar?
Calma, neste começo você só vai precisar de roupas e tênis confortáveis. Por mais que você já queira sair comprando roupas especiais de treinamento, tênis de corrida e acessórios, isso não pode te impedir de começar. Use roupas que não esquentem demais e nem fiquem muito pesadas quando você suar, e o tênis precisa estar firme, sem estar apertado ou folgado demais, para evitar que você machuque seus pés.
2. Onde começar?
O ideal é que você opte por um terreno plano para começar. Parques, calçadões ou gramados são mais indicados, mas se você só tiver o asfalto tudo bem. Nunca comece correndo na areia. O caminho também deve ser de fácil acesso e memorização, corra perto de casa, em um caminho conhecido que você já consiga traçar uma distância mentalmente.
3. O que comer?
Aqui também vale a mesma premissa das roupas. Não comece pensando em suplementos ou pelo menos não se preocupe muito com isso no começo. Um lanchinho uma hora antes do treino pra te dar energia é o suficiente, coma uma barra de frutas ou beba um suco não ácido como o de maçã por exemplo. Lógico que se você puder ter o acompanhamento nutricional desde o começo na corrida seus resultados serão melhores ainda, mas não deixe de correr amanhã mesmo só porque ainda não foi até o nutricionista.
4. Vou ficar muito cansado?
Falta de ar, elevação da temperatura corporal, até um leve enjoo, tudo isso são sintomas comuns de quem começa a praticar um exercício físico, principalmente se você estiver saindo de um sedentarismo. O melhor jeito de evitar a falta de ar é sempre fazer o aquecimento recomendado em sua planilha de treinamento e nunca tente extrapolar os seus limites, se conheça e vá com calma.
5. Tenho que usar alguma técnica?
Você até pode, claro, já começar a correr usando técnicas de corrida. Mas neste começo é importante que você cuide muito bem da respiração. Se concentre na respiração para ir mais longe!
6. E se eu sentir dor?
Dores musculares nos primeiros dias são normais, afinal, você está exercitando músculos que estavam parados. Mesmo assim respeite os dias de descanso. E se a dor for muito aguda e localizada, dobre o descanso e faça aplicações de gelo no local. Se nada disso funcionar procure ajuda de um médico para descartar qualquer coisa mais grave.
7. E se eu achar difícil passar para a semana seguinte?
Tudo bem, nem sempre você vai conseguir evoluir. E manter-se no ritmo também é uma forma inteligente de evolução e de entender que você apenas precisa de mais tempo. Se achar que precisa repetir a semana, converse com seu treinador para que você tenha sempre as melhores orientações.
Por fim, esta é a dica mais importante. Corra sempre com supervisão de um profissional. A orientação de um treinador qualificado pode fazer uma grande diferença na sua vida de atleta, principalmente neste começo. Agora é só começar a correr!