É bastante comum adeptos da corrida comentarem sobre as diferenças, vantagens e desvantagens do treinamento do treinamento na esteira em relação ao treino na rua. No entanto, as diferenças variam de acordo com o objetivo e características de cada atleta. É importante ressaltar que em ambas apresentam tanto vantagens quanto desvantagens dependendo do estilo de vida do atleta.
Mas, para tirar algumas dúvidas sobre o assunto elencamos algumas diferenças entre a prática da corrida na rua e na esteira. Confira:
Treino na esteira
- Vantagens:
Realizar o treinamento em esteira é uma excelente escolha para dias chuvosos e frios. Além disso, para pessoas que não possuem muito tempo livre para praticar a atividade, a esteira pode ser uma boa aliada, por permitir a prática do exercício com segurança em qualquer horário da noite.
Outra vantagem da corrida na esteira é o controle da velocidade e freqüência cardíaca e, também, a correlação entre elas. A análise e acompanhamento desses aspectos é indispensável, principalmente, para corredores iniciantes. Além de tudo, proporciona melhor estabilidade e amortecimento, ideal para corredores que estão se recuperando de alguma lesão.
- Desvantagens:
Correr sem sair do lugar para muitos pode causar desmotivação e desistência, principalmente, para iniciantes. Outro ponto que pode causar desconforto é o fato de se tratar de um treino muito controlado, tanto no aspecto de velocidade quanto de distância, atrapalhando muitas vezes a performance do atleta.
Treino na rua
- Vantagens:
Além de simular a realidade de uma prova, ao optar pelo treinamento ao ar livre o corredor tem a possibilidade de variar nos estímulos mecânicos, utilizando subidas, descidas, diferentes tipos de terrenos como areia, grama, asfalto, entre outros. Além disso, poder variar na paisagem e no trajeto, também, são aspectos que oferecem ao corredor muito mais motivação para o treino de corrida.
Outra grande vantagem da corrida na rua é a melhora de desempenho do atleta devido a possibilidade de simulação de prova. Isso ocorre quando o treinamento é bem orientado e acompanhado por um profissional, aumentando as habilidades de manutenção de ritmo do atleta consideravelmente.
- Desvantagens:
Correr ao ar livre requer atenção redobrada. O trânsito e as irregularidades do terreno são alguns pontos que podem atrapalhar o percurso do atleta. Outro fator relevante são as condições de tempo, como chuva, frio ou tempo muito ensolarado e seco, que podem atrapalhar um pouco o treino do corredor.