É uma cena comum: durante todo o dia somos bombardeados com informações sobre todos os assuntos possíveis e impossíveis:

• Você viu o avião que caiu?
  • Você viu quem mais estava envolvido na “Lava Jato”?
  • Você já entregou o relatório?
  • Não esquece de parar pra fazer compras no caminho pra casa!
  • Sequestro relâmpago na zona sul!
  • Neymar aparece com novo tipo de cabelo.

Agora se alguma vez na sua vida você saiu curtindo todas as páginas do universo fitness no Facebook, e seguindo vários perfis no Instagram, e ainda cadastrou seu email para receber informações, você com certeza deve ter uma enxurrada maior de informações e todas sobre o mesmo assunto:

• O melhor treino funcional da atualidade
  • O treino que realmente emagrece
  • Aeróbico em Jejum funciona?
  • Motivação para correr
  • Você precisa fazer crossfit
  • Precisamos falar sobre HIIT

É tanta informação que você se sente perdido em quem acreditar e no que acreditar, e principalmente o que de tudo isso vale pra você ou não. O que nós temos que entender é que o problema não está no excesso de informação, isso sempre vai existir, mas sim no nosso processo de seleção desta informação. Nós precisamos desenvolver regras para lidar com as informações que chegam até a gente!

Confiança – o primeiro passo é confiar! Malucos de internet e gente que sai falando sem embasamento teórico é o que mais existe hoje em dia. Se você não tem certeza se aquela empresa, pessoa ou instituição é confiável, faça uma breve pesquisa no Google, veja as reputações, os depoimentos deixados no Facebook e no site desta pessoa, e se mesmo assim trabalhe sempre com o tempo de experiência, siga por alguns dias e veja se não vai haver nenhuma bola fora nesse tempo que justifique seu unfollow ou descurtir.

Filtrar – você é um corredor, tudo que te interessa tem a ver com corrida, não há motivos então pra você ficar seguindo aquela página que só fala de funcional ou a outra que fala de musculação. Quanto mais focadas forem as suas fontes de informação, mais fácil de você receber conteúdos interessantes e que realmente vão te acrescentar.

Julgamento – antes de clicar naquele título lindo e maravilhoso com as 70 dicas para você ser alguém mais motivado a correr, veja se você precisa mesmo disso. Afinal você está em dia com suas corridas, e não precisa mais deste tipo de motivação. Tempo é precioso, apenas compartilhe o post e marque aqueles amigos que estão precisando!

Credibilidade – leu alguma coisa muito interessante mas ficou em duvida se estava ou não certo. Pergunte ao seu treinador ou a um profissional que você confie, pesquise mais sobre o assunto, principalmente se são informações que te recomendam alguma coisa (como essas por exemplo 😀 )

Resumindo, ao invés de atacar as informações, ganhamos mais melhorando nosso sistema pessoal de filtro, pois assim gastamos menos tempo com o que não importa e temos mais energia para colocar no que queremos. Estar bem informado é muito importante, mas vá fundo em direção ao seu foco, até na hora de dar um clique.