homem correndo

Você sabia que uma mente cansada pode afetar de forma negativa o seu desempenho em atividades físicas? 

O estresse, o trabalho, o trânsito e os problemas pessoais podem gerar o que especialistas chamam de “fadiga mental”, um processo psicobiológico, que pode ser mais prejudicial do que a fadiga física e pode ser comum que esse cansaço atrapalhe o desenvolvimento dos treinos de performance esportiva. 

Pensando nisso, a GPA preparou este artigo para explicar como lidar com o cansaço mental na corrida para auxiliar corredores que estão vivendo esse processo.

Confira nossas dicas:

Como identificar o cansaço mental 

O cansaço mental torna tudo mais difícil do que realmente é, o esforço dispensado para determinada atividade aparenta ser maior do que era antes.

 Sentir-se cansado ao longo de um dia de trabalho ou estudo intenso é normal, porém, se você percebe que a sensação de cansaço é constante, algo está errado. É necessário ficar atento e buscar ajuda profissional. 

Os sintomas de cansaço mental surgem com o tempo, sendo alguns deles:

  • Irritabilidade;
  • Angústia;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Insônia ou sonolência intensa. 

4 etapas para superar o cansaço mental 

Para corredores recreacionais ou de alta performance, o cansaço mental pode atrapalhar consideravelmente o desempenho da corrida. Confira quatro conselhos da GPA que vão te ajudar a lidar com o cansaço mental:

1. Organize sua rotina de treinos

Prepare-se o máximo possível antes do treino. Separe a sua roupa, organize-se previamente. Isso evita qualquer tipo de estresse na hora de começar sua corrida.


2. Dê uma pausa antes do treino

Não saia do trabalho, da faculdade ou de qualquer outra atividade que exija atenção e vá direto correr. Faça uma pausa de 20 a 30 minutos entre uma atividade e outra. Apenas descanse nesse período, isso faz com que o seu cérebro “reinicie”.

3. Tenha uma rotina saudável

Dormir e alimentar-se bem é essencial para conseguir lidar com uma rotina intensa. Prefira alimentos naturais e beba a quantidade diária necessária de água, além disso, durma no mínimo 6h por dia.

4. Procure por ajuda profissional

Sentir-se cansado ao longo de um dia de trabalho ou estudo intenso é normal, porém, se você percebe que a sensação de fadiga é constante, algo está errado. É necessário ficar atento e buscar ajuda profissional.

A GPA é uma assessoria esportiva que preza sempre pela saúde e performance de seus alunos, com treinos personalizados e individualizados. Agende já uma aula experimental.

Confira também: MODALIDADES DA CORRIDA

Deixe um Comentário